RSS
 

Acerca da mudança de hora...

29 Mar 2010

Detesto esta mudança de hora, embora adore a outra. Para todos os efeitos hoje tive de levantar às 7h, e o meu organismo não gostou. Está bem que tem as suas benéces, o transito estava muito pacífico, não sei se por as pessoas terem continuado na cama, se por terem tirado a semana de férias, se por estas e por outras.

Andei à procura das razões para a mudança de hora. O que eu já ouvi é que, pelo menos no inverno, é para as crianças não irem de noite para a escola. O que me parece uma razão assim assim... Não era melhor acertar a hora permanentemente para daqui a 30 minutos e pronto?

Estive à procura na net e não encontrei nada de jeito: uns dizem que é para as pessoas não andarem tão tristes, outros que é por razões económicas, e muitos defendem que num pais como o nosso não faz sentido esta alteração.

A única razão palpável que encontrei foi no Jornal Saber:

A alteração da hora em Portugal foi introduzida em 1916, com base no princípio económico de ganhar mais uma hora de Sol, o que resulta numa poupança de electricidade de 5%. Em Espanha, o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia divulgou que a mudança horária resulta numa economia de 90 milhões de euros em iluminação residencial. O que dá menos seis euros por mês na factura. Embora existam vários fusos horários, em 1997, o Parlamento Europeu uniformizou o dia e a hora em que se mudam os ponteiros em todos os países da união Europeia.
 

Geral

 

Comentários

  • Skub
    A explicação que encontras-te não é má de toda.... Mas com ou sem explicação eu queria era estar mais um hora na cama e não pode...lol
  • Arzebiuzado
    Estou contigo... esta semana vai custar, o que vale é que é pequena!
  • Arzebiu
    Teste aos comentários em PT.