RSS
 

Opinião: Wall Street Institute

03 Abr 2010

Estou a poucos meses de acabar o meu estudo no Wall Street Institute (WSI). Comecei há mais de um ano atrás quando sentia que o meu inglês estava muito mau em termos de expressão. Consigo ler e ouvir na perfeição, mas exprimir-me quer oralmente quer através da escrita era problemático. O que é capaz de ser normal, pois não tenho aulas de inglês desde o 9º ano. Para resolver este problema inscrevi-me e agora venho partilhar a minha opinião do serviço.

No WSI começa-se por fazer um teste de aptidões que dará o nível em que o aluno irá começar o curso. Há cerca de 9 níveis, cada um com 4 unidades. Cada unidade foi pensada para ser feita em duas semanas e é composta por 3/4 aulas no computador, exercícios num caderno, e finalmente pelo encounter. O encounter é uma aula acompanhada de professor e colegas onde é avaliado se o aluno apreendeu os conhecimentos do nível e se pode continuar. Estas são as componentes obrigatórias, mas as escolas WSI ainda dispõem de várias activades extra: social activities, complementary classes, etc. É aqui que os alunos conseguem tirar o máximo do WSI, pois têm a possibilidade de treinar a conversação com professores e colegas.

Eu acho que este processo funciona muito bem, especialmente para pessoas que tenham muito poucas bases em inglês. Mas para pessoas na minha situação, não é a forma de estudo mais indicada. Se no início consegui tirar dividendos do WSI, nos dias de hoje sinto-me numa rotinha que não produz melhorias no meu inglês. As aulas de computador têm componentes de repetição longas de mais. Por exemplo: não consigo compreender como é que ficar 20 minutos a repetir palavras vai melhorar o meu inglês.

Fosse este mesmo curso num idoma completamente desconhecido para mim (imagine-se: Japonês), acho que este método era o ideal, pois eu não saberia dizer aquelas palavras, nem saberia o significado de muitas delas. com isto quero dizer que não penso que o método esteja mal, simplesmente acho que não está ajustado a pessoas como eu.

Em suma, aconselho este curso a pessoas com dificuldades no inglês, ou que o queiram aprender do zero. Para pessoas que percebem minimamente inglês, que conseguem seguir filmes sem legendas ou mesmo com legendas em inglês, então não aconselho mais que seis meses de WSI! Os seis meses vão servir para corrigir várias lacunas, especialmente gramaticais, mas não adiantará muito mais que isso.

 

GeralOpinião

 

Comentários

  • Martins
    Em que nivel estas no wall street? Eu estou no Upper Waystage, e o meu inglês tem melhorado muito (quando entrei não percebia nada). No entanto acho que melhorei mais o reading e writting do que propriamente a falar
  • Arzebiuzado
    Olá Martins, Já acabei, no millestone.
  • Anonimo
    concordo plenamente contigo a oralidade fica muito aquem. O engraçado é que aprendes inglês americano (por exemplo: Elevator em vez de Lift) :)))))) Inscrevete mas nao no WSI de Caldas da Rainha, o qual é dirigido por gente nada profissional e sempre disposta a burlar o aluno. Pois estão com "as calças na mão" e precisam de dinheiro para pagar às funcionárias, as quais trabalham sobre ordens de um ditador, mal formado e mal educado