RSS
 

Polémicas: Novas regras para o futebol! Já!

12 Abr 2010

Já aqui falei de como não me identifico com a nossa sociedade clubista. Mas reconheço que o mais importante no futebol são estas guerrinhas, é com isto que os media ganham mais dinheiro, e isso faz com que todos os que mamam à pála do futebol fiquem mais ricos. No outro dia estava a ver um debate futebolístico em que falavam do polémico Braga Guimarães. O comentador vira-se: este jogo é de uma riqueza tremenda de detalhes técnicos para debater. Tradução: rende mais para os media um jogo polémico do qual falam a semana toda, de que um jogo espectacular em que o Benfica ganha 5-4.

A partir desta conclusão, chega de pensar em novas regras para o futebol. Para que é que a FIFA iria querer fazer alterações que vão fazer os media perderem tanto dinheiro? Perderem tantas horas de cobertura a analisar os árbitros e os casos do jogo? Se é isso que efectivamente rende mais? E atenção: a culpa não é da FIFA, é do povinho, porque é destas novelas que o povinho gosta mais! É isto que as pessoas têm de perceber: a FIFA é uma espécie de produtora de conteúdos, que várias fontes revendem. E a FIFA põe à venda aquilo que o seu público alvo mais aprecia e que lhes dá mais retorno.

Há muitas pessoas, que tal como eu, defendem a modernização do futebol. Mas tudo o que eu posso imaginar para o modernizar vai contra o público alvo da FIFA. Se não vejamos algumas alterações para novas regras:

  • Permitir ao árbitro ver os replays das jogadas problemáticas, ou receber feedback de um conjunto de fulanos que vêm a repetição na TV
  • Permitir ao árbito ver fotos que comprovam se a bola entrou na baliza ou não
  • Introduzir tecnologia no jogo: chuteiras dos jogadores e bola com mecanismos de posição, que permitam por computador resolver os foras de jogo e golos automaticamente
  • À falta de tecnologia, aproveitar algumas das regras do futebol 5, nomeadamente:

    • o cronómetro só anda com a bola em jogo
    • cartão azul: misto de amarelo e vermelho, que faz um jogador ter de ficar X minutos fora de campo
    • livre sem barreira fora da grande área após X faltas

Já imaginaram o futebol moderno com estas regras? Não iriam acabar com as polémicas no futebol? Não digo que estas regras resolvessem tudo, mas por certo que iriam ajudar imenso. Mas um conjunto de iterações para melhorar as regras iria finalizar com as novelas a serem irradicadas do futebol. Não haveria polémicas de árbitos, do fora de jogo mal assinalado, ou do penálti inexistente. E depois as televisões e os jornais falavam do quê?

A quem quiser, pode passar pela petição pela verdade desportiva, que vai mais ou menos na onda deste artigo, mas foi criada pelos próprios jornalistas que só falam é das novelas do futebol.

 

FutebolOpinião

 

Comentários

  • Tiago Sousa
    Há algumas coisas que concordo contigo e outras nem por isso. 1) Concordo inteiramente com o teu comentário em que a FIFA vende aquilo que é mais rentável 2) Não concordo quando dizes que haveria menos programas se as novas tecnologias fossem adoptadas, haveria sim programas a dizer que os árbitros eram incompetentes (o que já não é novidade para ninguém) porque mesmo com tecnologia falham. Por outro lado há jogadas que por muitas repetições hajam, vão deixar sempre dúvidas isso já acontece actualmente quando vejo comentadores, que dizem não ter clube, têm opiniões diversas. 3) Essas novas regras realmente eram um mimo, aliás é por elas serem aplicadas no futebol de praia e no futsal que estes desportos têm cada vez mais adeptos, porque promovem o espectáculo.
  • Arzebiuzado
    Mas com tecnologia nunca haveria falhas, a menos que fosses tu a fazer a aplicação.. aí era só bugs a favorecer o benfas. :P
  • Tiago Sousa
    Mas vão existir sempre aquelas faltinhas onde se gosta de discutir a 'intensidade', isto é uma história muito antiga - "Será que o puxão foi suficiente ou o jogador mandou-se para a piscina? Será que o toque mandou o jogador ao chão ou ele fez-se à falta"
  • Arzebiuzado
    Sim, aí não há volta a dar.
  • Jéferson
    Acho um absurdo é uma tremenda idiotisse algumas das regras como cartão azul, laranja sei lá vai acabar com a graça do futebol.
  • Arzebiuzado
    Provavelmente nem sabes as regras ou para que servem. :) Todos temos direito à nossa opinião, mas convém ter alguns argumentos de jeito para a defender.
  • Alisson Nicacio
    É melhor pq é para com as brigas, polemicas, discução, intrigas e etc.
  • Abner Gonçalves Ricardo
    a favor dos replays para ter certeza de penalti, gol, falta etc..