RSS
 

Ser intolerante à lactose é chato

13 Abr 2010

E eu sei-o bem. Na verdade não tenho comprovação científica, mas o senso comum há muito que me ensinou que eu não me dou bem com leites e coisas derivadas. Tudo começou quando eu trabalhava numa empresa de fatinho e todos os dias bebia o meu leitinho ao lanche (sim, eu não bebo café, mas bebo leitinho, e então?). Todos os dias sentia um desconforto enorme na zona dos intestinos, os quais até faziam uns barulhos engraçados. Houve um dia que eu estava numa meeting com mais 20 pessoas, e a minha barriga não parava de fazer sons bem audiveis e esquisitóides. Talvez o meu tossir tenha disfarçado.

Seja como for, comecei a fazer testes com a minha dieta e reparei que a minha condição melhorava abismalmente quando não ingeria leites ou derivados. Não sabia que raio se passava, até ter visto num episódeo do Big Bang Theory um deles a queixar-se de intolerância à lactose. Fui investigar na wikipedia sobre intolerância à lactose e aprendi que é bastante comum, sendo que a maior parte dos chineses sofre desta condição. De facto, os humanos são o único animal que bebe leite depois de adulto. O meu problema nem é evitar o leite, mas sim alguns derivados como queijos e natas que se apresentam em muitos pratos.

Para os pequenos almoços comecei a experimentar leite sem lactose com os cereais. É uma boa opção, mas cara. E pior que isso é a nossa babe se virar num pequeno almoço de férias com amigos e dizer alto e bom som: oh mór, já tenho aqui o teu leitinho sem lactose para comeres com o nestum! Como devem calcular, este comentário não condiz com o quão másculo eu sou.

As minhas opções para o pequeno almoço são normalmente o Nestum ou o Chocapic, o pequeno almoço dos campeões! Experimentei com muita relutância o leite de soja... há simples e com vários sabores, e não desgostei. Aliás, hoje em dia como muito leite de soja simples com chocapic. Compramos daqueles pacotes pequenos de 200 ml e vai tudo numa refeição.

Almoços e jantares é mais complicado... há aditivos que ajudam a digerir a lactose, e até já há natas e queijos sem lactose. Mas são opções caras e só disponíveis em nossa casa. Seja como for reparei que ter uma dieta a evitar leites me dá mais resistência ao leite. Ou seja, se eu ficar um mês sem tocar em lactose, posso depois comer um belo bacalhau com natas sem que de seguida tenha de ir enviar um fax ao presidente. Tenho é de ter muito cuidado nos dias seguintes...

Ver também Descontos no IRS para Intolerantes à Lactose

 

GeralVida a Dois

 

Comentários

  • Margarida
    Eu bani o leite com lactose da minha alimentação há pelo menos 2 semanas. Eu a um médico especialista em nutrição que me explicou que quando nascemos temos muitas lactases que digerem o leite mas à medida que vamos crescendo, vão diminuindo drasticamente. Pelo menos já não ando com a barriga inchada e sinto-me melhor. Ao ver este post decidi pesquisar um pouco e achei aqui um artigo: http://www.scribd.com/doc/3730211/Leite-beber-ou-nao-beber-calcio-depressao-osteoporose-alimentos-abacate Não é um artigo cientifico, mas parece-me que há ali muitas verdades, pelo menos algumas coisas que o médico me disse. Actualmente de lacticínios apenas como iogurtes com aroma. E se as pessoas pensam que se deve beber leite devido à absorção de cálcio, aí as opiniões dividem-se. Eu continuo a preferir os bróculos que são ricos em calcio. "O cálcio do leite de vaca é basicamente inútil. O leite tem conteúdo insuficiente de magnésio (11% do que seria necessário para a mesma quantidade de cálcio). Igualmente, para a boa absorção de cálcio é importante a presença da vitamina D, que nós, humanos, produzimos pela simples exposição à luz solar. As nações com mais alto nível de consumo de leite e laticínios também têm o maior nível de osteoporose, como atestado por um estudo desenvolvido por 78.000 enfermeiras num período de 12 anos. Segundo a USDA, 240g (uma xícara) de leite contém: Cálcio (Ca) - 291,336 mg Magnésio (Mg) - 32,794 mg A USDA recomenda 1200 mg de cálcio por dia. As três xícaras de leite diárias recomendadas pela USDA só contêm 900mg de cálcio. Alguns argumentam que só se precisa de 1/3 do magnésio. A mãe natureza parece indicar que a proporção deveria ser 1:1. Se a proporção para a absorção adequada fosse de 1/3 de magnésio para 1 de cálcio, então apenas 300mg daqueles 900mg de cálcio seria utilizável. Se, na verdade, a proporção for de 1:1... só 98,38mg do cálcio é aproveitável." Fonte: http://panaceya.org/1/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=71 Quando eu tiver um tempinho, vou procurar artigos científicos, entretanto, continuo a apostar no leite sem lactose!
  • Arzebiuzado
    Obrigado pela informação interessante Margarida! :) Não te esqueças de experimentar o leite de soja... ;)