RSS
 

Caracóis num aquário

14 Abr 2010

A certa altura detectámos algo agarrado ao vidro do aquário. Após observação mais próxima verificámos que era um caracolzito. Fui pesquisar na net e aprendi que provavelmente estes novos habitantes do aquário vieram nas plantas que tinha posto. Provavelmente estavam por lá vários ovos e quando sentiram boas condições começaram a desenvolver-se.

Nesta imagem do aquário sublinhei ali um deles. A informação na internet sobre caracóis em aquários é algo dividida: por um lado há aqueles que os acham uma praga, e que têm problemas sérios com caracóis; têm tanta reprodução que ficam com centenas de caracóis no aquário. Mas a verdade é que caracóis num aquário podem ser um agente de harmonia, pois ajudam na sua limpeza. Eu estava a penar em comprar peixes limpa-vidros mas vou dar uma hipótese aos caracóis.

Mas tenho de ter cuidado para não se tornarem numa praga, e para isso temos de ver bem o conceito de praga. Eu por exemplo tinha 2 guppies que agora se transformaram em 24 guppies, vindos de duas posturas. Quando estes guppies bebé atingirem a maturidade, se metade forem fêmeas e derem à luz 12 alevins... pronto: praga! Muitos animais se podem tornar numa praga se tiverem as condições para isso. Normalmente o número de caracóis num aquário é influenciado pela quantidade de comida que se coloca.

Há vários seres vivos num aquário que lutam por ingredientes, como por exemplo: os peixes, as algas, as plantas e invertebrados. Os caracóis estão no fundo desta cadeia alimentar, eles alimentam-se de algas e restos, e as algas alimentam-se dos restos de comida. Logo, se dermos somente a quantidade essencial de comida, não haverá uma praga de caracóis. Ou assim eu espero, o tempo o dirá.

No cenário dos caracóis se tornarem uma praga, há algumas opções a tentar. Uma delas é colocar um predador para dar conta deles, dois predadores muito conhecidos são os Bótia-palhaço e Anentome Helena (caracol assassino). Há também várias formas de ir controlando a população, nomeadamente removendo caracóis e seus ovos. Uma boa táctica é colocar uma folha de alface semi cozida durante a noite no aquário e de manhã esta estará cheia de caracóis que poderão ser facilmente removidos.

Eu espero que os caracóis coexistam no meu aquário sem problemas. Até agora estão a fazer um bom trabalho de limpeza e dão outro toque ao aquário, que fica com mais diversidade de espécies.