RSS
 

O IRS e as despesas de pseudo-dependentes

16 Abr 2010

Eu considero que fui muito beneficiado pelo estado nos meus estudos. Recebi durante 5 anos de universidade uma mesada vinda de uma bolsa que dava para todas as minhas despesas. Eu só tinha de ter aproveitamento. Fazendo hoje as contas ao que o estado gastou comigo, e ao que já paguei de IRS, foi um bom investimento para o estado.

Com a minha mana surgiu um problema: foi-lhe negada a bolsa, porque no seu agregado familiar estava um fulano (je!) que ganhava bem. Ora, eu não tenho obrigações legais de ajudar lá em casa seja no que for, mas para todos os efeitos na bolsa eu contava para as contas. Eu eu acho bem. Pois eu ajudava no que conseguia e assim tinhamos um agregado familiar equilibrado financeiramente, sem que o estado tivesse despesas extra.

O que me leva ao meu problema: se eu era elegível para contribuir para as despesas do agregado familiar, porque é que não posso pôr essas mesmas despesas no meu IRS? Sim, porque eu já não era dependente, apesar de ainda viver com os meus pais. Ainda faço a pergunta mais genérica: porque é que eu não posso pagar a educação a um familiar e colocar essas despesas no meu IRS? Afinal estamos a falar de dinheiro bem empregue, que permite ao estado não ter de suportar a educação da minha mana. Não é dinheiro gasto em carros e bebidas.

Na bolsa diziam que eu entrava para as contas porque fazia parte do agregado familiar. É isto que me chateia! Se eu fosse entendido nestas coisas de leis e contabilidades e finaças provavelmente conseguiria tirar partido destas despesas. Mas como sou leigo nestas coisas chapéu.

Agora este problema chega-me novamente com outro disfarce: quero fazer um seguro de saúde para a minha babe, mas quero pô-lo no meu IRS. Como ainda não somos casados nem elegíveis a união de facto, como fica isto?

 
 
Etiqueta(s):irsdependentesbolsaeducacao

Comentários

  • Sabrina
    uiiii... se eu soubesse a resposta a estas perguntas, ou melhor, se soubesse um pouquinho mais sobre as leis/IRS, quem sabe tb seria um pouquinho mais feliz! Veja só: Eu e o Luis começamos a morar juntos em Agosto de 2006, só passei o meu endereço fiscal para junto dele meados de 2007, portanto, só porque não casamos não podemos apresentar a declaração como unidos de facto até à declaração de 2010! Sendo que ainda não recebo NADA mas não posso declarar como dependente do meu pai porque já saí de casa e passei da idade, apesar de ele pagar todo o encargo da minha educação. E tb não posso declarar com o Luis porque ainda não assinamos a porcaria dos papeis... Agora diz-me, pela lei, como eu pago os 1000 euros anuais de propinas, as fotocópias, livros, cadernos (para dizer o mínimo)? Ahn??? Não é estupido não poder colocar estas coisas todas, assim como despesas médicas e de farmácia e de alimentação, com alguém??? Qualquer um? Meu pai ou o Luis? Mas não.... Grrrrrr!
  • Arzebiuzado
    Pois, estás na stiuação da minha mana. :) Devias ter dito ao teu homem para se casarem pelo registo logo em 2007, ficava tudo resolvido. :P Eu e a minha babe estamos a considerar casar pelo civil ainda este ano só por causa destas coisas.
  • Sabrina
    Pois... mas tira um pouquinho o romantismo das coisas :( E sempre fui contra em casar apenas por causas financeiras... Se é para fazer, é para fazer bem feito logo! E nunca dei importância à burocracias, por mim casava e nem assinava papel nenhum! Detesto estas coisas... Mas pronto, agora já passou e, finalmente no próx ano (IRS de 2010) já poderemos entregar em conjunto, tanto pq já temos a união de facto como pq já temos o papelzinho assinado... vá levem lá a bicicleta! :P
  • Joaquim Castro
    Já tive esta conversa com o PRE e não compreendo a confusão destas questões! Simplesmente porque a resposta é tão óbvia que a questão nem faz sentido! Basicamente: O Estado não está cá para dar dinheiro a ninguém!! por isso não faz sentido eles tarem a facilitar a vida às pessoas para que estas possam apresentar mais despesas, e por conseguinte, eles terem que devolver mais dinheiro!! Como podem ver, esta é daquelas questões que não são nada complicadas de responder!! :) O estado se pudesse até acabava era com estas devoluções do IRS!! dura lex sed lex :)
  • Joaquim Castro
    P.S. Casar de propósito por causa do IRS é a cena mais estúpida do mundo!! concordo com a Sabrina! amigo! o dinheiro não é tudo!! há coisas que são "meant to be special!" e não é por 2 anos de IRS que vais ficar pobre! ou Rico!