RSS
 

Formação em Assuntos Fofos

21 Abr 2010

Agora está na moda, pelo menos nas empresas tecnológicas, a formação em assuntos fofos. Eu chamo assuntos fofos àquelas matérias de gestão de projecto, gestão de tempo, coaching, etc. O termo não é depreciativo, mas eu com o meu background de engenharia custa-me apreender aquelas coisas. Parece que se fala, fala: mas não se diz nada.

No último evento de empresa tivemos uma sessão de team building na mesma onda destes assuntos fotos. No final virámo-nos uns para os outros e não conseguimos salientar nada que tivessemos aprendido ou que de facto fosse fazer diferença na maneira como trabalhamos. Hoje recebi mais uma brochura de um curso, desta vez em liderança de equipas. O conteúdo é o seguinte:

  • O Conceito de Liderança
  • Liderança e Chefia de Equipas
  • Funções de um Líder
  • Estilos de Liderança
  • Eficácia da Liderança
  • Motivação
  • Gestão de Equipas

Isto são coisas que se aprendem em 2 dias? Parece-me que estas formações podiam ser mais interessantes, mas poucas são aquelas que realmente renderam. Mas isto é um negócio que está a florescer... parece que há uns dinheiros europeus a sustentar estas formações, ou então são as empresas que precisam de sitios para escoar dinheiro. Agora, os dividendos que se tiram destas formações, são no mínimo discutíveis. Mas ficam bem no CV.

 

OpiniãoTrabalho

 

Comentários

  • Margarida
    Eu discordo completamente. Mas como tal, todos temos direito a ter opiniões diferentes. Há um Sr. Chamado Owen que fez um inventario de preferências vocacionais, onde explica que a Engenharia é um pólo realista que se opõe ao pólo Social e empreendedor da Psicologia Social das Organizações. Eu considero que essas formações são muito importantes. E o principal contributo que qualquer uma dessas formações pode dar no mínimo é auto-percepção. Nestas formações, nomeadamente, o coaching, a gestão de tempo, gestão de conflitos, treino de liderança e desenvolvimento de equipas, permitem pela sua componente prática a partilha de experiências e fornecem ferramentas para o futuro. O mínimo contributo será a consciencialização do individuo para pequenas atitudes tem e que pode mudar com vista a melhorar o seu desempenho e alargar a sua visão. Para além disso, considero que são ferramentas importantes para o desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências ao nível da inteligência emocional, tais como, a auto-consciência, a auto-regulação, a auto-motivação, a empatia e eficácia no relacionamento inter - pessoal. Algumas destas formações ensinam a conduzir reuniões (há muitas pessoas que não o sabem fazer), a liderar e motivar equipas de projecto. Enfim.. eu consigo encontrar milhares de razões... mas eu sou suspeita! :P
  • Margarida
    Enfim ... nós temos formatações diferentes. Somos deformados pelo ensino, pela carreira que optamos ter. Desenvolvemos competências mais especificas. No entanto, é assim mesmo. Tudo isto tem uma base cientifica. Não andamos a encher chouriços, nem a contar historias da carochinha. A ideia é mesmo obrigar as pessoas a reflectir um pouco. E ao contrario do que se afirmava anteriormente, os lideres não nascem lideres. Desenvolvem-se. Concerteza que o plano da formação que te propõem ao nível da liderança e outras formações de dois dias, são formações iniciais que te permitem ter algum conhecimento base. Tens de ver pelos objectivos do curso - aquilo que eles esperam que as pessoas saibam no final da formação. Os líderes não se formam em 2 dias. Ás vezes é preciso uma vida de experiências. Cada um vai trilhando o seu próprio caminho. Portanto, daqui posso concluir que a vida é feita de aprendizagens!
  • Arzebiuzado
    Margarida, antes de mais quero dizer que isto é só a minha opinião e não quero que leves a mal. :) Como tantas outras coisas é somente um ponto de vista. Da experiência que tenho com managers, a capacidade que eles têm de gerir projectos, pessoas, conflitos, etc, advém principalmente do seguinte: personalidade e experiência. E conheço N managers que me parece que nem com todos os cursos do mundo lá iam. Podes dizer-me que parece que eu não aprendi nada, mas que o meu subconsciente apreendeu coisas que irei usar no futuro. Não vou dizer que não. Mas o que te digo é que as formações nestas coisas que fiz até agora (coaching e gestão de projectos) foram muito controversas. Coaching achei completamente ao lado, não me serviu para nada. Gestão de projecto ajudou-me em várias coisas, nem que não fosse nos exercícios práticos para testar efectivamente como me comportava em certas situações. Mas ambas me souberam a pouco...
  • Margarida
    claro que não levo a mal! São pontos de vista diferentes! ^^
  • Joaquim Castro
    As formações em Gestão Comportamental fazem sentido, dependendo da área e da função que desempenhamos. Eu já tive uma formação em Gestão de Tempo que foi bastante interessante e tem conceitos que se podem aplicar! da mesma forma que tem conceitos inaplicáveis. Colegas meus fizeram outras formações de gestão comportamental e adoraram! e já me disseram que também aprenderam e aplicam alguns conceitos dados na formação. de qualquer forma, cada caso é um caso e a qualidade/utilidade da formação também vai depender da empresa e do formador que a dá! Acho que o ponto mais importante da formação em gestão comportamental é a parte social!! comunicação, interacção, etc.. com pessoas E como sabes muita gente da nóssa área (IT) e principalmente os programadores (e não estou a dizer isto só para me meter contigo) têm falta de social skills! há que haver um equilíbrio! ;)