RSS
 

O meu primeiro mergulho nocturno

23 Abr 2010

Estava aqui a falar do meu primeiro mergulho nocturno com um amigo e decidi partilhar aqui a situação tão caricata que me aconteceu. Estava eu a frequentar o curso PADI Advanced Open Water Diver que inclui um mergulho nocturno. Fomos para o Portinho da Arrábida fazer um mergulho num spot que eu já conhecia anteriormente. Nessa altura já me tinha habituado a enviar o escafandro para a água e equipá-lo dentro de água. O escafandro é pesado e o meu corpinho pode nadar muitos quilómetros mas não foi feito para levantar pesos.

Enviei o escafandro para a água e mergulhei de seguida. Já estava escuro e eu estava com uma lanterna. Estando na água só via a minha luz e a luz dos meus colegas de curso. Quando vou a pegar no escafandro para o equipar, qual a minha surpresa quando vejo que o colete está sem ar e está a afundar. Tinha-me esquecido de adicionar ar ao colete antes de o enviar para a água. Pego logo naquilo para introduzir ar e para melhorar as coisas, também me tinha esquecido de abrir a garrafa. E não é tudo: também me tinha esquecido de ligar o tubo de ar ao colete.

Então lá estava eu às escuras, só com uma luzinha, a dar às barbatanas e a montar o escafandro. Para complicar ainda mais tinha montado mal uma barbatana e ela estava a cair-me, pelo que não conseguia dar com muita força nessa perna. Esta situação mostra como a calma e a presença do companheiro são muito importantes no mergulho. O meu monitor reparou que eu estava com um comportamento um bocado arzebiuzado e foi ter comigo. Ajudou-me então a montar e a equipar o escafandro. O resto do mergulho foi o espectáculo que é um mergulho nocturno, embora eu não tenha conseguido resolver o problema da barbatana. Foi um mergulho complicado para mim mas que serviu de experiência para a posteridade.

Agora antes de ir para a água, sempre double check ao equipamento!

 

Mergulho

 

Comentários