RSS
 

Trabalhar a partir de casa

24 Abr 2010

Apesar de agora em encontrar a trabalhar no escritório de um cliente, passei quase um ano a trabalhar a partir de casa. Quando dizia a alguém que trabalhava em casa, era comum os comentários do género: é só coçar a micose, boas vidas, não se faz nada! Bem, de facto trabalhar em casa faz com que sejamos mais produtivos. E muitas vezes até trabalhamos a mais!

Trabalhar em casa trás várias vantagens: para começar evitamos 1/2h de trânsito diário. Além do stress e cansaço evitado, significa que podemos acordar mais tarde, e até podemos trabalhar mais que as 8h para a empresa, que mesmo assim ficamos com mais tempo para os nossos hobbies. Em termos financeiros também rende bem, pois poupamos o dinheiro dos transportes e a alimentação é muito mais em conta. E se por ventura acabo as tarefas diárias às 17h, ou chega a uma hora que eu vejo que já não estou a render, posso parar para fazer outras coisas. Outra vantagem é que podemos organizar o tempo para sair se for preciso: correios, médico, etc.

Mas trabalhar em casa também trás desvantagens, sendo que a maior é a falta de interacção social. Não temos contacto directo com a nossa equipa, com os nossos colegas, enfim: com pessoas. E isso faz falta. Também é preciso ter disciplina para não ficar o dia todo de pijama. Eu habituei-me desde logo a levantar, lavar e a vestir-me, para não cair em desmazelo.

Acho que o ideal mesmo era um misto: poder trabalhar em casa mas ir ao escritório várias vezes por semana. E até acho que os patrões ficavam a ganhar com isso, mas a mentalidade 9 às 18 em Portugal ainda está muito forte.

 

Trabalho

 

Comentários

  • Joaquim Castro
    I agree!! :) fazia todo o sentido podermos trabalhar em casa e ir 1 ou 2x por semana ao escritório! o que não faz sentido é por vezes conseguirmos despaxar o trabalho rápidamente e depois termos que ficar de "castigo" no local de trabalho apenas porque "tem que ser"... mas eu não acho que o problema seja só o da mentalidade das 9 às 18, acho que nós em geral temos fama de perguiçosos e os patrões não nos querem dar abébias por pensarem que depois não vamos produzir.. por causa duns pagam os outros.. mas pronto! talvez um dia isto mude! ;)
  • Nuno Silva
    Como era bom trabalhar de novo em casa... Eu sempre concordei com a máxima: Podes fazer aquilo que quiseres desde que o teu trabalho seja feito a tempo e horas.
  • Joao Rechena
    Já tentamos aqui na empresa falar com os chefes e implementar a tecnica de trabalhar de casa, mas infelizmente é como dizem, a mentalidade tuga... enfim, quem sabe um dia...