RSS
 

Deve a polícia ter mais poder?

04 Mai 2010

Ia para responder a um artigo no Polémicas sobre o sentimento de injustiça que o autor tem devido a um segurança que está a ser acusado pelo tribunal por ter atingido e ferido um alegado bandido. Mas como costumo falar muito deste assunto vou elaborar mais a resposta aqui no meu blog.

Antes de mais eu sou de acordo com o autor: é injusto um representante da autoridade ser prejudicado por ter cumprido as suas funções. O assaltante não tem desculpa e a justiça deveria ser muito mais forte a responder a estas situações ilegais. Agora: isto é o ideal, e na minha opinião este ideal não é alcansável. Não é possível dar mais força à autoridade sob o risco da autoridade abusar dela!

Há pessoas que defendem que a polícia devia poder disparar à vontade sobre os bandidos e usar de violência sob quem merece. Eu também acho, a questão é: como é que se sabe quem merece? Os agentes? Como evitar interesses pessoais de interferir nestas decisões? É por isto que temos um tribunal -  ninguém é culpado até prova em contrário. Logo tudo o que acontece antes de se chegar ao tribunal tem de ser com o pressuposto que os bandidos são inocentes. Isto é de facto desleal pois benefecia quem de facto opera ao lado da lei.

O dar mais poder às forças policiais pode trazer vários problemas para pessoas inocentes. Um dos melhores filmes que já vi foi o In the Name of the Father. Este filme retrata o caso real dos Quatro de Guildford: quatro pessoas acusadas injustamente de um ataque terrorista na Irlanda. A polícia tinha tanta certeza que eram eles que forçou a sua confissão à força, através de ameaças e violência. Devido ao poder exagerado que estas forças policiais tinham, quatro inocentes passaram mais de dez anos na prisão.

Penso que este caso só serve para mostrar os perigos de dar força de mais à policia. Imaginemos o caso retratado no blog que referenciei. Imaginemos agora que o bandido não era bandido e que tinha havido uma conspiração por parte do agente para assassinar aquela pessoa. Se o tivesse feito, sob a suspeita de assaltante, seria aplaudido. Por isto é que tem de haver um inquérito a todos os agentes que disparam uma arma. Para saber se de facto estavam no seu direito.

Tem de haver um equilíbrio complicado nos poderes que se dão à policia, e a forma mais adequada ainda está para nascer. Até lá não podemos ser tão rápidos a criticar a justiça.

Sentimento de injustiça

 

FilmesOpinião

 
Etiqueta(s):favoritos

Comentários

  • Micael Sousa
    Bom texto, onde se abordam questões pertinentes e se faz uma relação com um excelente filmes. Concordo com o aqui defendido, ou seja o equilíbrio. Defendo somente atitudes menos centristas quando o alvo em questão está desequilibrado, mas sempre como o objectivo supremo do equilíbrio. Por vezes pode ser necessária uma reacção mais balanceada para num determinado sentido de modo a estabelecer um equilíbrio, quer em mecânica geral, quer na nossa organização social. Espero mais artigos e textos com a qualidade deste. Novamente parabéns pela análise esclarecida.