RSS
 

Jantar com os graúdos

05 Mai 2010

Há algum tempo que os meus pais não cá vinham a casa. Já tinha o aquário remodelado para lhes mostrar, tal como o resultado das obras na cozinha. Então toca a convidar os meus pais e os sogros para uma jantarada cá em casa. Normalmente sou sempre eu que cozinho nestas ocasiões e experimento sempre um prato novo. Às vezes não corre muito bem, e até agora nunca correu como esperado. Desta vez escolhemos uma fritada sortida: tiras de carne de porco, frango, castanhas, tomates cherry e cebolas.

A carne teve de marinar durante um bocado em vinho branco temperado com pimentão doce, pimenta e sal. Quando a tirei e fui para começar a fritar, cometi o primeiro erro: além da carne também foi um pouco do sumo de vinho que a envolvia. Isto deu que passados apenas alguns minutos a minha receita tenha mudado de fritada sortida para guisada sortida. Também deixei cozer demasiado as castanhas, mas o resultado final foi este petisco:

Ironicamente o facto das castanhas terem cozido de mais revelou-se algo deveras interessante. Coloquei metade das castanhas logo no guisado e elas foram-se desfazendo ainda mais, o que contribuiu para um molho mais espesso e saboroso. Alias, este prato que surgiu ao calhas foi um sucesso. Só não teve acompanhamento de jeito, comprámos umas batatas daquelas prontas a ir ao forno, mas eram muito mazinhas.

Nesta visita dos meus pais, também veio o Newton. Já é a segunda vez que ele cá vem, é forma de ir habituando a minha babe à sua presença, e quem sabe um dia ela não se importará de o ter por cá... cof cof...

O maroto aproveitou e foi fazer-me companhia enquanto eu elaborava o jantar. Colocou-se logo à porta da cozinha a sondar o quintal. Mesmo à Newton!