RSS
 

DRM nos jogos, já dá para ver se compensa?

08 Mai 2010

A indústria dos jogos abriu guerra à pirataria e começou a desenvolver técnicas de DRM para impedir a pirataria. Há montes de casos em que isso correu muito mal e impossibilitou jogadores pagantes de jogar as suas versões legais. Como sempre, as técnicas anti-pirataria lixam é o povinho. Do que me consta, há várias técnicas de DRM que funcionam bastante bem, e hoje em dia temos um cenário em que jogar jogos piratas em single player ou LAN é fazível, mas online é para esquecer. Aliás, cada vez mais os jogos exigem ligação à internet e isso lixa à grande o cenário de piratear os jogos.

Toda esta vertente do DRM custa dinheiro às editoras. Custou dinheiro a desenvolver, e custa a implementar. E provavelmente custa clientes pouco satisfeitos. É um custo grande, mas que para as editoras trará frutos pois sem pirataria supostamente haverá muito mais vendas.

A minha pergunta aberta às editoras é: Está a compensar? Esses jogos DRM não pirateaveis, renderam mais quanto que os outros? Qual foi a percentagem de acréscimo de vendas, e qual é o resultado final comparando essas vendas extras aos custos do DRM? Compensa? Se compensa por favor digam quanto, deixem de estar calados e façam uma carta aberta com dados reais a exemplificar que realmente combater a pirataria compensa.

Se não conseguem mostrar por A+B que compensa, por favor esqueçam o DRM e concentrem-se em fazer produtos de qualidade. Obrigado.

 

JogosLANsOpinião