RSS
 

Machismo versus Feminismo

17 Mai 2010

Escrevi um artigo intitulado de coisas de gajo que foi algo polémico, tão polémico que em apenas um dia subiu logo ao meu top de artigos. Achei interessante que houve algumas amigas minhas que vieram falar comigo a dizer que o artigo estava interessante mas que era machista. E eu pergunto: é machista insinuar que as mulheres têm mais apetência para a lida da casa? Isso para mim não é machismo, é tradição. E as tradições mudam e evoluem, e não são o que eram há uns anos. Machismo é uma coisa diferente, segundo a wikipedia machismo é:

Machismo ou chauvinismo masculino é a crença de que os homens são superiores às mulheres.

Ora, eu não sou machista. Aliás, acho que as mulheres são superiores aos homens em diversos campos. Noutros somos nós. Eu não acredito que somos iguais, isso não. Homens e mulheres são seres diferentes e com apetências diferentes. Por sermos diferentes há tarefas que, por tradição, são feitas pelas mulheres, outras pelos homens. Se há uma carga pesada para levantar, é trabalho de homem. Se há algo em casa para arranjar, ou no carro, é trabalho de homem.

Isto é a regra geral e não significa que represente todos os casos. Eu acho que o termo machismo é muito prejurativo para a classe masculina e custa-me ver que as mulheres o usam tão livremente. O feminismo por outro lado tem uma conotação completamente oposta: representa a luta das mulheres à opressão masculina e a defesa dos seus direitos. Ou seja, feminismo é bom, machismo é mau.

Mas há que não confundir machismo com: homens a dizer, pensar ou fazer coisas de homens. Tal como não podemos confundir feminismo com: mulheres a dizer, pensar ou fazer coisas de mulheres.