RSS
 

Desconsideração pelos Colaboradores

18 Mai 2010

Tenho tido comentários nos artigos muito interessantes. E pela primeira vez tive um comentário assim mais pó troll no artigo Responsabilidade dos Chefes. Sinceramente não percebi se o autor estava a ser sincero ou se estava a ser irónico e fez o comentário mais na paródia. O comentário é o seguinte:

Eu sou manager, mas preferia ser programador. Infelizmente gosto de ganhar dinheiro para meter debaixo do colchão e para isso tive de progredir na carreira para estas funções.

Em relação a mandar os pretos programar fora de horas, por mim estou-me cagando, desde que eu possa ir para casa… Até me vou embora a rir dos palhaços… Infelizmente isso não costuma ser possível, e portanto tenho que ficar a fazer figura de corpo presente para não perceberem que me estou a cagar para eles. Tudo não passa de um jogo… Eu estou-me a cagar para eles, mas tenho que fingir que gosto muito deles para que trabalhem de borla fins-de-semana e ainda se sintam honrados: fizeram parte de uma equipa vencedora. Tótós, mas vencedores… Tenho que fingir que reconheço a merda do trabalho que fazem senão eles vão-se embora e fico agarrado. Acima de tudo penso que na sua maioria e salvo raras excepções os programadores que tenho são uma bela merda quando comparados comigo… O pior caso que tive foi um que para além de ser uma merda ainda cheirava mal… Será que tomava banho na lama do rio? Depois já sei que metade deles nunca vão progredir na carreira porque não passam de uns marretas, mas tenho que lhes dizer que tem muito potencial, até eles perceberem que os anos passam e a progressão fica sempre para o ano que vem… Vão-se embora ó merdas que eu depois vou às universidades e apanho putos melhores, inocentes e que acham que a vida é bela a programar…

Seja qual for a ideia deste autor, não deixa de nos fazer pensar até que nível os chefes não têm este tipo de desconsideração pelos seus colaboradores. Felizmente sei que os meus não são assim.

 

Trabalho

 

Comentários

  • PAC
    Isto faz -me lembrar a mentira piedosa ("noble lie"). Por exemplo: socrates (o grego) quando construia a sua ideia de republica separava a sociedade em trabalhadores (ou escravos) e em guardas do estado. A responsabilidade dos segundos era garantir a segurança dos primeiros. E nos discrusos com socrates perguntavam-lhe: "Quis custodiet ipsos custodes?" ("Who watches the watchmen?"), e socrates respondia que seriam os proprios guardas a guardarem-se a si mesmos mas para isso seria necessario contrar-lhes a mentira piedosa onde lhes era dito que eles eram melhores que os outros e que portanto isso lhe dava a responsabilidades de zelar pelos que lhes eram inferiores. Ora este comentario parece ser uma aplicação da mesma ideia aos dias de hoje: A sociedade divide-se em gestores e geridos. Aos gestores pede-se que façam a gestão da sociedade. Mas pergunta-se "Quem gere os gestores?" e a resposta parece ser: os managers gerem-se a si mesmos. Mas para isso é preciso dizer-lhes a mentira piedosa: que eles são superiores aos geridos e que por isso têm a responsabilidade de os gerir. Mas o mais engraçado aqui é a recursividade desta ideia: Como é que os managers conseguem gerir alguem numa sociedade com igualdade entre individos? Bem, os managers mentem piedosamente aos geridos. Arrepia-me tanta mentira mas compreeendo que neste mercado existe muita gente sem motivação e que talvez socrates tenha razão (o grego).
  • Skub
    Na realidade todos o chefes são assim, por isso não digas que tens sorte, porque no fundo sabes que o que o teu chefe quer é que trabalhes até às tuas ultimas forças em vez de ficares a ver o trio juvenil a dançar "esta vida de marinheiro" lol.
  • Tiago Sousa
    LOL..."Esta vida de marinheiro" versão 3 estarolas foi o melhor que já vi. Deviamos mandar aquilo para aqueles programas tipo 'Só vídeo' :D
  • Arzebiuzado
    PAC, num cenário ideal esses managers têm quem olhe por eles: os números. Ou seja, têm de efectuar as suas funções competentemente para os projectos darem lucro. Claro que isso é só idealmente. :)
  • Micael Sousa
    Eu diria que é ironia e que este suposto manager é na realidade um dos explorados que diz explorar. Mas certezas penso que ninguém pode ter. Também já fui prendado com comentários estranhos no meus blogue, mas parece-me normal. Quem se predispõe a isto está sujeito a receber alguns mais estranhos de tempos a tempos. Muito até são divertidos. Falando sobre o suposto tema em causa. Estas queixas por parte dos programadores são transversais a todos os jovens que entram no mercado de trabalho. Inadequadamente pagos pelo trabalho que executam e com horários de trabalho que vão esticando. Neste campo estamos a perder direitos laborais, mas, se formos bem a ver, os culpados somos nós. Quantos de nós reclama? Quantos de nós somos sindicalizados?