RSS
 

Erros comuns num aquário novo

25 Mai 2010

Quando comecei o meu hobby de aquariofilia, já sabia que era preciso ter alguns cuidados iniciais, mas não sabia bem quais. Investiguei, mas mesmo assim acabei por cometer alguns erros. Este artigo serve para apresentar e discutir aqueles que considero os erros comuns quando se começa um aquário novo.

Erro 1 - Decoração e arranjo do aquário

Quando se começa um novo projecto de aquário, começa-se logo a pensar no seu layout e como as coisas vão ficar. Isto é uma actividade que pessoas mais experientes têm muito em conta e onde gastam muito tempo. Para os mais novatos a coisa é mais simples: é preciso algo para o chão, como areia ou cascalho, são precisas umas pedras e outro tipo de decorações, tal como algumas plantas.

Logo neste passo podem ser cometidos erros graves, pelo que é preciso simplificar. Há alguns factores a ter em conta: há decoração que pode alterar o pH da água e limitar o número de espécies possíves no aquário. Areia da praia ou algumas pedras podem ter esse efeito. O ideal é tentar começar com conteúdo que não altere o pH, nesse sentido é possível comprar nas lojas areia própria. Atenção para não se comprar aquelas areias todas coloridas... além de não ficar com um ar natural, diz-se que os peixes podem ficar menos confortáveis. Quanto às pedras, pode-se fazer um teste simples: testa-se o pH da torneira, e depois coloca-se um recipiente com água e as pedras e passados uns dias mede-se novamente o pH.

Comprar aquelas decorações dos mergulhadores, tesouros ou wrecks também é desaconselhado. E não se esqueçam que os peixes querem é espaço para nadar, não encham o aquário de tralha. O ideal é tornar o ambiente o mais natural possível, para que os animais se sintam bem.

Erro 2 - Colocar logo peixes no aquário

Após montar o aquário pode haver a motivação de comprar logo uns peixinhos. Isto é o erro mais comum e o pior que se pode fazer. Há uma coisa que é o Ciclo do Azoto, que tem de ser completado no aquário antes de colocar peixes. Nessa altura diz-se que o aquário está ciclado. Pode parecer complexo mas é muito simples: os peixes estão na água, comem e deixam os seus cocós. Já pensaram para onde vão os restos de comida e os cocós? Há o problema de a água poder ficar contaminada com tantos cocós, e fazer mal aos peixes. Daí ser preciso um período de aproximadamente um mês em que o aquário está vazio. Nesse período deve-se colocar comida de vez em quando. Neste período irão nascer colónias de bactérias que irão tratar da água dos nossos peixes.

Erro 3 - Escolha do aquário e de sistema de filtração

Não comprem um daqueles aquários redondos... a sério! Há de facto leis que os proibem, pois está provado que os peixes ficam lá meio arzebiuzados. Comprem um aquário paralelipepedo com um filtro e um termómetro. Decidam se querem peixes de água fria ou de água quente. Se gostam mesmo deste hobby considerem comprar um aquário maiorzito, quanto maior o aquário menos trabalho têm e mais conseguem fazer dele.

Se não querem começar em grande (tal como eu), pensem numa situação intermédia. Comprem um aquário mais pequeno agora já a pensar num maior amanhã. E o mais pequeno irá funcionar se preciso como maternidade ou alternativa temporária.

Erro 4 - Não fazer o trabalho de casa ao ir comprar peixes

Pode parecer estranho, mas não é aconselhável irem a uma loja e comprar os peixes que acharem mais bonitos. Até porque podem correr o risco do empregado vos informar mal e cometerem logo um erro ao início, como comprar um peixe que irá crescer demasiado para o vosso aquário. O ideal é procurarem na net e pedirem opiniões a quem já domina a coisa. Vejam que espécies vos agrada, vejam as suas características como o tamanho máximo e comportamento. Pesquisem se as várias espécies pretendidas se vão dar bem. Idealmente vocês têm já na cabeça as espécies que querem e vão à loja comprar aquelas específicas.

Não façam como eu que sem saber comprei um só serpae, que além de ser peixe de cardume, é conhecido por atacar as barbatanas dos escalares. Agora está no aquário pequeno.

Erro 5 - Não acondicionar os novos peixes

A mudança de água para os peixes é algo importante. É como se de repente nos transportassem daqui para aquelas montanhas altas com baixo oxigénio. Iriamos ter dificuldade em nos adaptar. O mesmo se passa com os peixes, pelo que quando compram novos peixes devem ter um período em que misturam a água do aquário com a água do recipiente onde eles estão. Colocam um pouco de 10 em 10 minutos para eles se irem habituando. No fim coloquem só os peixes no aquário, sem colocar a água do recipiente, não sabem se essa água estará em perfeitas condições.

Erro 6 - Adicionar demasiados peixes

Este erro tem duas partes: a primeira é que não devemos adicionar muitos peixes de uma só vez ao aquário, devido ao problema dos cocós falado anteriormente. A outra parte prende-se com o ter peixes a mais para o tamanho do vosso aquário. Há algumas regras que relacionam o tamanho do peixe com o número de litros associados. Por exemplo, diz-se que se deve ter 50 litros por escalar. Não se esqueçam que toda a trabalha que puseram no aquário faz baixar a capacidade em litros reais. Não queremos ter demasiados peixes para não prejudicar a sua saúde, pelo que devemos estudar o máximo de peixes possível.

Erro 7 - Dar comida a mais ou sempre a mesma coisa

Comida a mais pode ser um problema. Tem tudo a ver com as espécies de seres vivos que existem no vosso aquário, algumas das coisas que lá aparecem sem vocês pedirem, como as algas e os caracóis. Se põem comida a mais é nutrientes a mais que existem na água que vão ser alimento de algas e caracóis. Principalmente as algas são indesejadas e já é complicado ter o aquário num equilibrio sem algas com a comida necessário. Adicionar comida a mais pode causar um boom inesperado.

Também é aconselhável ir variando a alimentação dos peixes. Nós não iriamos gostar de comer feijões todos os dias da nossa vida, e eles também não. Comprem algumas variedades de comida distinta e variem a comida todos os dias. Há na net várias receitas de comida caseira, como por exemplo ervilhas cozidas. É só procurar. Os peixes agradecem, ficam mais bonitos e saudáveis.

Erro 8 - Aviso para os guppies

Os guppies são uma espécie muito popular que existe em quase todas as lojas. Têm uma cauda muito bonita o que os torna muito apelativos. Também são muito resistentes, sendo um peixe ideal para os novatos. Comprar guppies não é um erro, mas é preciso ter vários factores em conta: os guppies não se dão com muitas espécies (ou melhor, as outras espécies é que gostam de depenicar guppies). Se quiserem peixes maiores ou outras espécies pode haver problemas de compatibilidade.

Os guppies também são muito fáceis de reproduzir. Eu só tinha um casal de guppies e depois fiquei com 24 guppies. Metade foram comidos pelos escalares e os outros coloquei no aquário pequeno. Quando eles crescerem, se tiver 5 fêmeas e cada uma der à luz 10 peixinhos tenho um boom de guppies, o que é problemático. Ter uma postura no nosso aquário e ver os bebés crescer é muito bonito, mas se fosse hoje eu não tinha comprado guppies.

Erro 9 - Plantas

Ter plantas vivas no aquário é muito bom para o seu ecosistema. É preciso cuidado é a plantá-las no novo aquário. Antes de as introduzir é preciso lavá-las bem, pois não queremos ovos de seres indesejados a serem adicionados ao nosso aquário. Eu ganhei 9 caracóis assim, que se não tiver cuidado se podem tornar numa praga. As plantas não dão mto trabalho, mas é aconselhável dar-lhes nutrientes extra de vez em quando. O pessoal mais experiente coloca logo substracto fértil. Eu não fiz isso mas coloco de vez em quando pedaços de uns comprimidos que lhes trazem fertilizante. Plantas saudáveis embelezam o aquário e é engraçado ver os peixes a interagir com elas.

Erro 10 - Manutenção do aquário

Mesmo com o aquário com um ecosistema equilibrado, é necessária manutenção periódica. O descuido nesta mantenção pode ser agreste para as nossas espécies. É aconselhável fazer uma TPA (troca parcial de água) de semana a semana. eu vario entre uma e duas semanas, conforme a minha disponibilidade. Também é preciso limpar e cuidar do filtro periodicamente. Estas tarefas dão algum trabalho mas permitem-nos ir interagindo e tratando dos nossos peixes.

Conclusão

A aquariofilia é um hobby engraçado, mas que dá trabalho e custa dinheiro. Mas vale a pena! Ter um aquário é algo deveras zen e chama a atenção a todas as pessoas que lá vão a casa. Temos de ter cuidado com o que fazemos para não causar nenhum desastre, mas com boa vontade e atenção fica tudo mais fácil.

 
 

Comentários

  • Margot
    Eu acho os aquários lindos. Lá por casa já houve alguns, mas sempre de água fria, para ser menos complicado. Os meus pais ainda têm, mas não têm nada dessas coisas de filtros e termometros, nem nada. È água da torneira lá para dentro e já está! Ou seja, são dos tais novatos que cometem erros atrás de erros... Um bom aquário realmente dá trabalho e é preciso muita informação. Chego a pensar que dá mais trabalho e pesquisa do que ter um cão!! :-)
  • Arzebiuzado
    Sim, eu como tenho um cão posso fazer bem essa comparação. No aquário tens os custos iniciais e tens as trocas de água e dar de comida aos peixinhos. E é preciso estas informações todas. Os cães são mais fáceis de lidar, não é preciso saber tanto. :) Mas dão mais trabalho e mais despesas. Mas também é um nível de retorno completamente diferente.
  • sónia antunes
    É mesmo isto! Os erros dos iniciados podem dar grandes frustrações e consideráveis perdas de dinheiro. Não há nada como pedir orientações a alguém com experiência, para tudo:desde a escolha da espécie, escolha do aquário e decoração adequada. Eu comecei com ciclídeos africanos (muito territoriais perseguindo outros peixes até à morte...) Actualmente tenho Barbos do Sião e hoje também adquiri um caracolzinho para ajudar na limpeza. É o meu primeiro! Vamos ver...
  • rayza
    eu ganhei um aquario ele eh paralelepipedo naum eh tao grande neh tao pequenho e depois de semanas eu ganhei 4 peixinhos laranjas naum sei os nomes deles naum tive muiithas informacoes sobre cuidados so sabiia ke komida d+ mata ke tinha ke deixar em ambientes frescos e muiitho dificil vc sabii talves os nomes dels sao pequenos laranjas finos com a causa manchada d preto? sera ke eles crescem ? sera ke eles reproduzem? iii tpo meu aquariio naum tem bomba e quando eu comprei os peixes a mulher me falo ke eles naum necessita d bomba podem viver em aquariooo normal sera ke eh verdade? me ajuda por favor eu to comeduh deles morrerem
  • Dina Maria Lucas
    Gostei muito do artigo e como sou amante de peixes e aquários, vou ter em atenção evitar cometer os erros que tão bem são mencionados. parabéns pelo ensinamentos tão úteis.
  • Renan
    Bom , meu tio tem um tanque e antes de ele construir esse tanque ele tinha um aquario e me deu , o aquario ficou comigo com duas carpas por aproximadamente 1 mês e meio . Pois havia quebrado o vidro da frente , eu levei ao vidraceiro ele arrumou e agora eu ja estou com o aquario todo enfeitado com cascalhos, plantas artificiais e alguns objetos que eu acho que são de resina , meu aquario tem aproximadamente 120 litros , tem duas bombas , um termostato e um filtro só que eu estou com medo de colocar os peixes dentro do aquario e eles morrerem . Alguem pode me ajudar , oque devo fazer , que cuidados tomar antes de colocar os peixes , obs : o aquario ja esta ligado á uns 2 dias .