RSS
 

Equalização: solução para as dores nos ouvidos em aviões

26 Mai 2010

Sempre que andava de avião sentia-me muito desconfortável, especialmente na descida. Sentia uma pressão dolorosa nos ouvidos, e não sabia bem porquê nem o que fazer. As hospedeiras eram atenciosas e davam dicas como respirar fundo ou mascar uma pastilha. Nunca percebi bem a lógica até ter as aulas de mergulho e perceber o conceito de equalização.

O que acontece é que o ar dentro dos nossos ouvidos fica sujeito a pressão. Imaginem que entrou uma quantidade de ar lá para dentro, e ao descer de altitude esse ar se vai expandido devido às leis da pressão. Essa expansão causa a dor que sentimos, e a forma de a anular é expelindo o ar que lá temos. Por isso é que elas aconselham mascar pastilhas, pois há pessoas que ao mascar conseguem estalar lá um spot que faz com que o ar se liberte. Não é o meu caso.

Há vários métodos para libertar o ar dos ouvidos. O que funciona comigo é tapar o nariz e soprar com força por forma a que essa corrente de ar encontre o caminho pelos canais dos ouvidos e saia por lá, substituindo assim o ar que lá estava por ar à pressão normal. Pode ser preciso ir fazendo isto várias vezes durante as subidas e descidas.

 

Mergulho

 

Comentários

  • Tiago Sousa
    Correcção, quando desces o ar não expande, mas sim comprime porque a pressão exterior é maior. As dores de ouvidos são provocadas sempre porque a pressão exterior é maior que a interior, dando a sensação que nos estão a enfiar um cotonete pelo ouvido.
  • Arzebiuzado
    É isso mesmo, obrigado pelo apontamento. :)
  • Sérgio Saraiva
    Podes sempre pedir gotas às hospedeiras daquelas que se metem pelo nariz adentro. Quando viajava constipado aquilo era milagroso: metia antes da aterragem e aquilo limpava completamente o nariz durante uns 20 mins. Também se compram nas farmácias. Eu não viajo sem essa cena: uma vez fiz uma viagem constipado e fiquei completamente à rasca de um dos ouvidos. Fui ao otorrino e tinha feito uma pequena hemorragia no ouvido. F.
  • Arzebiuzado
    Bem, ainda sofres bem mais que eu sofria então... nunca tinha ouvido falar dessas gotas, tenho de ver se arranjo disso, just in case. :) Até para antes dos mergulhos pode dar jeito.
  • Kickbytes
    Cuidado com as "gotas" para o mergulho ... o problema dessas coisas é que o efeito passa de um momento para o outro (depois de X horas, claro), pelo que não queres, de modo algum, ficar "tapado" a -30m (ou abaixo) ;-) O teu instrutor devia ter-te falado do uso de antiestamínicos no mergulho ... podem ser problemáticos!