RSS
 

A televisão do futuro

02 Jun 2010

Agora que se fala muito da Google TV e da TV 3D, acho que é uma boa altura de falar aqui do que eu espero da TV do Futuro. Para isso há que falar dos problemas da televisão do presente. Agora que vivo com a minha babe em nossa casa vejo mais televisão. Tenho ZON e uns 100 canais, dos quais só vejo uma dúzia. quando não está a dar nada de jeito ponho-me a fazer zapping à procura de algo. Aqui está um grande detonanço... mudar de canal não é instantâneo e ainda tenho de passar por N canais bloqueados ou que não me interessam. É que não tenho a Sport TV e tenho de passar por uns 6 canais da Sport TV. É uma seca!

Preferia muito mais ter um leque de 20 canais escolhidos por mim. É isto que eu espero que a Google TV faça por mim: me permita ter como favoritos um conjunto de canais. Me permita ter como favoritos um conjunto de programas e que me avise quando eles começam. Por exemplo, eu adoro programas sobre o natureza, aventura, mar e animais. Não era tão bom estar a ver algo e depois aparecer lá no canto: Olha, começou o episódio X do Man vs Wild no canal Y. Ver? Ou: Começou um episódeo sobre tubarões no Odisseia. Ver?

Poder a dado instante ir a uma zona que me mostra os vários programas a decorrer ordenados por aquilo que eu gosto mais. Bye bye zapping, olá TV do Futuro!

 

HobbiesOpinião

 

Comentários

  • airdiogo
    Havia uma versão das box que permitia escolher uma série de canais favoritos e depois fazer apenas nesses canais. Agora não me lembro se eram as box antigas da ZON, as novas ou as do MEO.
  • Arzebiuzado
    E melhor ainda, era estar a ver um programa e assim que entrasse para os anúncios a TV automagicamente mostrar uma lista de hipóteses temporárias com doumentários ou assim, e depois quando lá tivesse avisar que o programa anterior tinha recomeçado. :P
  • PAC
    A nova box da zon (HD+DVR) permite fazer uma lista de canais (mas ainda não está totalmente pronta). Mas tambem tem a funcionalidade de gravar programas como os velhinhos VCR em tapes VHS. A grande diferença neste revivalismo é que a zon box dá-te a programação dos canais (um guia da programação) e integra a funcionalidade de gravação directamente. Assim, quando estas a ver a lista de filmes/documentarios/... e tens o cursor sobre um programa que gostavas de ver (um programa para amanhã por exemplo), podes escolher para o gravar. Não tens de andar a escolher data/hora de inicio/fim! Eu tenho sorte porque o tipo de programas que gosto de ver não sofrem alterações de programação à ultima hora. Mais, o canal que estás a ver agora está a ser gravado automaticamente. Assim, se quiseres podes começar a ver o programa 30 minutos mais tarde (delay sobre a hora normal) e quando chegam os anuncios fazes fast forward :) Nota: Tens a restrição de não poderes mudar de canal durante este ultimo metodo, visto que assim que mudas ele começa a gravar o canal actual por cima daquele que queres ver. Nota 2: Quando estas a gravar um programa agendado podes mudar de canal à vontade. -- PAC
  • PAC
    Olha, fizeste-me lembrar dos simbolos + e ++ que a RTP usava quando estavas no canal 1 e um programa na TV2 esta estava a começar (+) e vice-versa (++). Velhos tempos. -- PAC
  • Arzebiuzado
    Ena já não me recordo dessas cenas dos ++... As boxes andam a evoluir, tens o tal issue de ter 1 box por TV e tal. Mesmo assim preferia algo mais avançado. A mim não interessa tanto gravar algo como interessa poder escolher o que quero ver em determinado instante.