RSS
 

Gestão de Despesas Familiares

05 Jun 2010

Já deve ter dado para notar que eu sou muito interessado em poupanças e investimentos. Penso muito em várias situações sobre qual será a melhor forma de optimizar os meus ganhos. Mas no fundo, a minha super mais valia é o meu ordenado e a melhor forma de poupar é cortar nas despesas. Pode parecer a lengalenga do governo sobre a crise, mas não é. Pois se eu poupar 100€ num mês, muito dificilmente conseguiria uma aplicação que me rendesse esses 100€, só se lá tivesse mesmo muito dinheiro.

Eu sempre consegui gerir muito bem as minhas despesas, mas desde que comecei a minha aventura a dois as coisas complicaram-se, principalmente porque há muito mais coisas que se têm de comprar mês a mês. Tive então de parar e organizar-me, como há muito não fazia. Para o fazer uso uma aplicação feita por uns amigos para gestão de finanças pessoais e familiares. A aplicação é fácil de usar e funciona da seguinte forma: copio as tabelas dos movimentos no site do meu banco, e importo para lá. Depois categorizo as entradas. É muito melhor que o modelo de excel que eu usava antes. E assim consigo saber onde foi todo o dinheiro e ter uns gráficos à maneira.

Voltando à análise mensal, esta é a representação desde Janeiro até este mês, em base 100:

A linha verde é o meu ordenado. Em cada mês tenho o vermelho que são as despesas, e o verde que foi o que consegui poupar nesse mês. Como podemos ver, ando ali no limite. Às vezes penso que é normal e é por estar na fase de preencher a casa. Mas depois penso que após a casa vem o casamento, e depois do casamento vêm os filhos, e vou estar sempre na corda bamba, algo que não me seduz.

Para cortar nas despesas é preciso saber onde gastamos o dinheiro e onde podemos gastar. Este mês tive as seguintes despesas:

Há coisas que são comuns todos os meses, como pagar o carro, e coisas para a casa como comidas, detergentes, etc. Este mês também tive o dia da mãe e o aniversário do meu pai, que mexeu com o orçamento. Também me forço a poupar uma percentagem significativa do ordenado. Ou seja, no primeiro gráfico que tem um ar tão mau, está também o dinheiro que foi forçosamente para a poupança. Encaro-o como despesa porque é algo que sai e com o qual não posso contar.

Olhando para a categorização de despesas mensal, há ali uma grande fatia que pode ser alvo de cortes, a fatia que inclui todas as outras categorias. Nomeadamente: jantares com amigos, despesas com o Newton, despesas com Mergulho, com a Natação e lazer diverso. A ideia é cortar nas despesas, mas também curtir um pouco a vida, porque se só trabalho e não faço mais nada dou em maluco.

Ainda assim com este gestão consigo optimizar e poupar mais. Infelizmente parece-me que a maior parte das familias não liga a estas coisas e se apoia muito em créditos. É uma mentalidade tipicamente Portuguesa que devia começar a ser mudada... do meu lado, o próximo passo é começar a incorporar as coisas dela na minha gestão mensal. Já criei a categoria Roupa para Ela e tudo... para ver ao final do ano o peso no orçamento!

 
 

Comentários

  • Margot
    Uau! Achei os gráficos o máximo! Eu costumo tomar nota, na agenda, de todos os meus gastos, mas claro que há sempre umas miudezas que acabo por me esquecer. Ao final do mês, faço um balanço de tudo o que gastei que era dispensável e no mês seguinte tento portar-me melhor, para logo me voltar a esquecer no mês a seguir. É como dizes: a casa está sempre a precisar de mais alguma coisa e não podemos deixar de sair e nos divertir um pouco, para não darmos em malucos!
  • Arzebiuzado
    Eu antes punha tudo no excel. Agora para não me esquecer de nada vou aos movimentos do banco e registo tudo, se não me recordo de algo ponho numa categoria Diversos.
  • PAC
    Hmm, que aplicação é essa a dos teu amigos? Eu penso que faz falta uma aplicação mint para os bancos portugueses.
  • Arzebiuzado
    Ainda está em estado muito alpha, por isso não a coloquei logo no post: http://finance.zi-yu.com/ Tem algumas ideias do mint, e de outras aplicações desse género, mas foi feita mais para eles e com algum input de quem usa aquilo. A mim enche-me as medidas!