RSS
 

Porque é que eu não dou aos necessitados?

11 Jun 2010

Porque a maior parte das vezes não chega aos necessitados. No outro dia os meus sogros foram a um piquenique com várias pessoas em campo aberto. Apareceram uns ciganitos pequenos primeiro a vender chapéus e depois a pedir comida. E as pessoas davam a comida. Mais tarde reparou-se que havia um homem ao cima do monte onde os miúdos iam levar a comida. Ele tirava o que queria e os miúdos ficavam com os restos. É uma versão muito soft da exploração que se viu no Slumdog Millionaire.

Dar na rua é mau por causa destes cenários, e acredito que por uns pagam outros. Mas a verdade é que isto deve ser evitado. Não é nossa função resolver estes assuntos e ajudar as crianças. É sim função do estado e dos serviços sociais. Por mais que queiramos ajudar, vai dar sempre neste tipo de exploração infantil e em vez de ajudar só pioramos as coisas.

Há também algumas instituições de caridade que são mais credíveis. Até a essas eu torço o nariz por pensar que há-de haver sempre alguém a pôr para o bolso o dinheiro que é para ajudar as crianças. Se eu soubesse que o dinheiro que dava ia ser 100% para ajudar, provavelmente alocava algum do nosso orçamento familiar.

Na dúvida, gostava que fosse o nosso governo a tratar destas coisas. Por favor deixem para lá o casamento gay e a adopção gay e dêm prioridade às crianças vítimas de maus tratos!

 

Opinião

 

Comentários

  • Tiago Sousa
    Eu por exemplo no outro dia contribui para o banco alimentar. E como contribui? Não com dinheiro pelos motivos que disseste, mas sim fazendo compra de alimentos e entregando os alimentos. Contribuis e ajudas na mesma mas não metes o factor dinheiro que é tão corruptor.
  • Arzebiuzação Total
    Pois, mas até essas instituições não são seguras. O banco alimentar é certo que ajuda muitas pessoas necessitadas e eu reconheço isso porque na minha instituição ajudamos. No entanto, o banco alimentar também desvia produtos para pessoas não carenciadas. Sei isto, porque tenho uma colega que trabalha na área e disse que quando quisermos ajudar para ser directamente às instituições carenciadas ao invés de irmos por terceiros, como é o caso do banco alimentar. sendo assim, se querem ajudar contactem a Ajuda de Berço (p.ex) e perguntem como o podem fazer directamente.
  • JC
    Apesar deste post ter bué meses, ainda há outra questão relativa ao mesmo, eu não gosto de dar porque muitas das vezes as ajudas são para ajudar áfrica ou a lapónia, ou qualquer outro país onde muitas das vezes grande parte dos problemas poderia ser evitado caso se educasse a população. (nós não temos 5 ou 8 filhos porque depois não os conseguimos sustentar, certo? então porque é que vamos sustentar os 8 ou 10 filhos de uma família que na realidade só consegue sustentar 1? e com esforço?) além disso, se é para ajudar, 1º estão os PT. eu não sou apologista do "fazer showoff" para o estrangeiro. qué que interessa parecer que somos uns tipos muito caridosos se nem os que vivem cá conseguimos ajudar??