RSS
 

Alergias, bronquite e os benefícios da natação

13 Jun 2010

Quando era miúdo sofria muito de bronquite asmática. Hoje só tenho uns ataques lá de vez em quando que se controlam bem com uma colher de ventilan. Muito raramente estou tão aflito que preciso mesmo de usar a bomba. Também sempre tive rinite ou sinusite, já nem sei. O que sei é que era normal andar todo ranhoso e entupido.

Nunca gostei muito de tomar medicamentos para estas coisas. Sempre que fui ao médico, receitavam-me N medicamentos para tomar todos os dias durante o resto da minha vida. Supostamente seria para me regular o sistema e optimizar as partes fracas, mas sempre tive a sensação e o medo de ficar dependente dos medicamentos. E se os medicamentos começam a perder o efeito? E se começo a ficar pior e sem forma de me controlar? É que o que eu tomo serve para me controlar os ataques, mas se o meu corpo estiver já habituado àquelas drogas nada me garante que tenham efeito.

Isto claro não tem quaisquer fundamentos médicos, é tudo fruto da minha cabeça. Provavelmente tomar aqueles comprimidos todos só me ia fazer mal era ao orçamento familiar. Mas e o que é que esta conversa tem a ver com os benefícios da natação?

Diz-se que a natação faz bem a estas coisas. Mais uma vez o exemplo que dou é com base na experiência pessoal de alguém que é leigo em termos de saúde. Mas o que posso dizer é que trabalhei cerca de dois anos num regime totalmente sedentário e piorei bastante. Sentia-me muito mais frágil e vulnerável à bronquite, e andava demasiadas vezes ranhoso.

Agora, que completo dois anos de natação, vejo que há cerca de um ano que não tenho crises de bronquite de assinalar. Tal como é raro andar ranhoso... respiro normalmente pelo nariz sem qualquer problema. Sinto que a natação me tornou os pulmões mais fortes e resistentes, e que isso contribuiu significamente para a minha melhoria. Quanto ao nariz, quando comecei a natação passei um mau bocado: nos primeiros quatro meses andava sempre mega ranhoso. Cheguei mesmo a pensar que o cloro me piorava a condição. A verdade é que hoje estou super bem.

Em conclusão, pais e mães por aí, ponham os vossos filhotes a aprender a nadar e façam o esforço de os ter sempre a praticar desporto. Corpo são, mente sã!

 

Natação

 
Etiqueta(s):saudealergiasbronquite