RSS
 

Porque é que nós votamos?

13 Jul 2010

Eu agora vou votar regularmente, ainda que por norma vote em branco. Mas antes não ia votar, recusava-me mesmo. Isto porque eu não acredito no nosso sistema político, não acredito que o meu voto faça diferença, e não acredito que o partido A ou B façam diferença. A situação actual do país não é devido ao partido que lá está agora, mas sim devido a todos os partidos que partilharam o poder nas últimas décadas.

Sempre que me recusava a votar havia uns argumentos contra: mas tem de ser, é o nosso dever cívico, e se não votares depois não te podes queixar, etc, etc. O meu dever com o país é pagar impostos. E também não sou de me queixar, até porque se eu porventura fosse político  seria muito mais agreste: privatizava logo toda a função pública!

Mas voltando ao assunto em questão: porque é que as pessoas votam? Eu nem falo dos mais graúdos, que viveram o 25 de Abril e a ditadura. Esses lutaram para poder votar. Falo sim das pessoas da minha idade. Com muita probabilidade elas também se estão marimbando como eu. O Freakonomics tem um capítulo engraçado sobre este assunto em que eles fazem uns estudos estatísticos e chegam à conclusão que as pessoas votam devido ao factor social. Devido ao serem vistas na mesa de voto pelos seus compadres e sentirem que estão a participar em algo. Para mim, sinceramente, isso não chega.

 

Opinião

 

Comentários

  • Skub
    Gosto dessa ideia do livro, votar para ver os compadres e ser visto. É engraçado que cada vez que vou votar encontro sempre alguem que não via à anos. Apesar de votar, penso que nunca deixei de exercer o meu direito (não obrigação), não que acredito que o sistema politico funcione mas por acreditar que as maiorias absolutas não funcionam(este raciocinio é complicado explicar pore isso não vou perder tempo nem palavras). Quanto à privatização da F.P, não querias antes dizer serviços???
  • Skub
    Cada dia a escrever pior, desculpa os erros ortograficos e as frases sem sentido. LOL
  • Arzebiuzado
    Sim, serviços. :) Também privatizava a política! Talvez funcionasse melhor! :P