RSS
 

As novidades do nosso aquário

20 Jul 2010

Já lá vai muito tempo desde o meu último artigo sobre o nosso aquário, e muito tem evoluido. Uns peixes crescem, outros morrem, as plantas expandem, e há muita vida a acontecer no aquário. De facto um aquário é muito bonito, e sempre que cá vem alguém ficam sempre encantandos com ele.

Colocámos uma cartolina preta por trás do aquário, muita gente dizia que ida dar outro toque ao aquário e que ficava bem. Uma coisa é certa, nota-se mais os peixes claros e parece que o aquário tem mais vida. Mas por outro lado também se notam melhor as  algas, o que me chateia solenemente.

Pois, é que os caracóis não estão a dar conta da limpeza e já começam a ser muitos. Ainda por cima são pequenos, não me parece que cresçam mais que 1cm. Eu queria era uns de uns 5cm. Por isso já comecei a limpeza. Normalmente os caracóis são sinal de comida a mais... o problema é que eu já tenho tantos peixes que na hora da comida só os mais marotos é que se safam, e fico sempre com pena dos outros.

Pois é... já tenho muitos peixes. No início um amigo disse-me que o pessoal queria era aquários comunitários mas que isso passava. Eu já começo a sentir isso, se fosse hoje tinha escolhido uma fauna completamente diferente. É que mais importante ter peixes é ter peixes com comportamentos engraçados de seguir, e isso só acontece se eles estiverem num ambiente apropriado.

Por exemplo, estes dois escalares são dos meus peixes favoritos:

Além de serem os maiores, andam sempre atrás de mim, e até vêm buscar comida da minha mão. E essa interacção comigo dá-lhes outro encanto. Nós agora só temos dois escalares, um deles morreu devido aos serpae, e o outro era um negro muito bonito que simplesmente desapareceu. Dei a volta ao aquário e nem vestígios dele. Não sei se morreu e entretanto os caracóis deram conta dele.

Como vou reformar os caracóis na limpeza do aqua comecei a investigar peixes comedores de algas e aduirimos este pleco muito giro:

Pelo tipo de comportamento já deu para ver que este peixe também vai fazer furor por cá. Outros peixes que gosto muito são os bebés guppy que nasceram por cá. Andam sempre  a seguir-me os marotos e têm comportamentos muito engraçados. Gosto especialmente de ver os machos a cortejar as fêmeas. Colocam-se ao pé delas a mostrar as suas cores numa dança engraçada.

 
 

Comentários

  • Cláudia
    Tenho vindo a seguir o teu blog. E é muito engraçado ver como o teu aquário tem evoluído. Os meus parabéns!!! Cláudia http://dama-de-copas.blogs.sapo.pt
  • Deolinda
    Olá, Os limpa fundos e os limpa vidros são bons para limpar o aquário (claro que de tanto em tamto tempo é preciso uma limpeza "humana"). Nós cá em casa não temos caracóis... Deo
  • Arzebiuzado
    Pois, vou começar a trocar a equipa de limpeza. Mas sabes que desde que despachei os caracóis noto muito mais algas, ou seja, eles faziam mesmo algo de útil. :) Agora é ir testando outras opções até chegar ao equilibrio.
  • Arzebiuzado
    Obrigado! Também já sigo o teu blog há algum tempo. :)