RSS
 

Calculadora: Amortizar ou Investir

21 Jul 2010

Hoje saiu uma calculadora interessante que compara o Amortizar versus Investir. Acho que está um instrumento muito interessante, sendo que só falta ao simulador ter em conta os benefícios fiscais. É que nestas contas convém considerar o maior número de variáveis. Claro que se compararmos uma amortização com um DP de foma simples, a amortização tem muito melhor aspecto.

Depois do meu artigo contra as amortizações, vários amigos que não partilham da minha opinião me mostraram este simulador a dizer: "vês, vês!?". Na verdade o simulador não diz qual é a melhor forma, apenas permite uma forma de comparação. Este é um assunto com opiniões muito divergentes e a única coisa que quero transmitir é que é preciso considerar várias variáveis e analisar muito bem o nosso orçamento familiar.

 

Finanças

 
Etiqueta(s):investimentoscreditospoupancasamortizacoes

Comentários

  • Pedro Pais
    Viva. Ainda bem que achaste a ferramenta interessante. Concordo contigo quando dizes que "é preciso considerar várias variáveis" na decisão de amortizar um crédito. Contudo, eu diria que na maior parte dos casos a única razão válida para não o fazer é por não ter um "fundo de emergência" adequado às necessidades reais do agregado. De resto é muito complexo um investimento trazer um retorno superior, além de que a paz de espírito de não dever nada ao banco vale muito.
  • Arzebiuzado
    Sim, se houver dinheiro suficiente que dê para fundo de emergências e amortizar parece-me bem. Agora esse é um caso muito pouco comum. E entre ter fundo de emergência de 50k ou ter menos 50k de casa para pagar, prefiro o fundo... :)
  • Pedro Pais
    Mas quem é que precisa de um fundo de emergência de 50k? Se tiveres um fundo de emergência de 50k algo está mal com a alocação dos activos.
  • Pedro Pais
    Já agora, que plugin estás a utilizar para o botão "Like"?
  • Arzebiuzado
    Imagina uma familia "normal" em que um ou os dois podem ser despedidos. Mais vale terem 50k para se aguentarem durante o máximo de tempo ou nessa situação terem menos 50k para pagar de casa? É que realmente a paz de espírito de não ter de pagar ao banco é uma coisa muito boa. Mas prefiro a paz de espírito de saber que se acontece alguma emergência, consigo sustentar a minha familia durante o máximo de tempo possível. Olha o exemplo dos meus pais... no início da vida sofreram para suportar a casa, e agora já não a pagam. Mas estavam a pargar uma mensalidade de 100€... mais valia ficarem mais uma década hoje a pagar 100€, do que terem sofrido tanto nos primeiros 10 anos de vida familiar.
  • Arzebiuzado
    Não estou a usar um plugin, gerei o código no site do facebook em: http://developers.facebook.com/docs/reference/plugins/like E mudei o URL de estático para dinamico: ID));
  • Pedro Pais
    Ah. Thanks