RSS
 

Será que tenho canelite?

22 Jul 2010

Depois do esforço tão intenso de ter nadado e corrido no mesmo dia, fiquei com mazelas complicadas nos joelhos, algo que nunca me tinha acontecido. Estas dores só ocorriam quando andava ou corria, mas não quando nadava, o que me fazia pensar que teria abusado de algum músculo menos treinado. Apesar de conseguir nadar bem tive de faltar à Fonte da Telha Mar, não só porque achei melhor descansar, mas também porque tive medo do tempo. No último ano apanhei muita ondulação e a experiência não foi muito agradável. Este ano que faltei naturalmente que teve espectacular...

Continuando, lá fui à internet à procura do que eu teria, já que estava a ficar preocupado. Não gosto muito de ir a médicos porque parece que é como quando vou com o carro à oficina: encontram sempre problemas. Eu não tenho tido boas experiências com médicos o que menos queria era ir para casa a ter de tomar umas aspirinas.

Hoje já estou melhor, mas mesmo assim andei à procura do que poderia ter acontecido, e encontrei um artigo sobre Canelite. O que é que se diz sobre isso por :

A lesão mais provável em corredores e caminhantes iniciantes é a popularmente conhecida "canelite"

Sou iniciante, confere.

Causas:

Pisar no solo com o primeiro terço do pé

Passadas muito largas

Tênis de corrida pouco flexível

Corredores iniciantes são mais propensos

Supertreinamento

Aumentando o volume de treinamento muito rapidamente

Correndo sobre superfícies duras

Confere isto tudo! Andava a dar-lhe com força. Se calhar tenho mesmo de pensar em calçado mais apropriado, já que uso uns ténis nhonhós de jogar à bola. Daqueles que custam 5€. Agora é voltar à carga bem devagarinho, e ficar um tempo sem misturar dois exercícios fortes no mesmo dia. Se tivesse encontrado estas informações mais cedo já tinha posto gelo no joelho para ajudar. Assim olha, fiquei quase 10 dias em modo relax.

 
Etiqueta(s):atletismodoencaslesoesrecordar-2010

Comentários

  • Rodrigo Langeani
    Canelite é inflamação no periósteo, membrana que reveste o osso. Se tiver canelite sentirá dor e desconforto nas canelas ao correr e, em alguns casos, ao andar. Quanto aos joelhos, invista num bom tênis, reduza o volume de corrida, ou até mesmo fique sem correr por alguns dias. E retome seu treino de forma gradual. Grande abraço,