RSS
 

Acerca dos Workaholics

12 Ago 2010

O termo workaholic é super ambíguo, embora possa não o parecer à partida. Considera-se um workaholic alguém que gosta imenso de trabalhar e que ocupa grande parte do seu tempo no trabalho. Eu considero-me um workaholic ocasional, pois somente por vezes e quando estou super motivado é que passo grandes quantidades de tempo a trabalhar, deixando de lado o tempo para familia, amigos e hobbies.

Acontece também que pela minha experiência um verdadeiro workaholic é raro, muito raro. Mas que os há, há! Conheço vários, que adoram o seu trabalho e lhe dedicam imenso tempo, quer fora de horas, quer ao fim-de-semana. Os autores do livro Rework, defendem que esta abordagem é errada, que trabalhar mais não significa mais produtividade, que o descanso nos recarrega as baterias e nos abre horizontes. Apesar de concordar, penso que cada pessoa é como é e só nós sabemos como somos mais produtivos.

O meu maior problema é com os pseudo-workaholics. Estou a falar daquelas pessoas que passam muitas horas no trabalho, mas não necessariamente a serem produtivas. O que me chateia mais é que os chefes adoram estas pessoas, pois as vêm sempre aterefadas. Também adoro quando estas pessoas me olham de lado quando eu saio a horas.

Eu por exemplo, posso ser super produtivo durante 6h devido a uma mente relaxada, mas não vou ganhar créditos perante alguém que passa 10h a trabalhar. É preciso ver que trabalhar concentrado tanto tempo seguido é impossível, pelo menos vários dias seguidos. Temos sempre de parar para uns escapes ou para desanuviar. E quanta gente passa 10h no local de trabalho, mas: pára todas as horas para intervalo para café; mais não sei quantos intervalos para ir fumar; passa montes de tempo nos almoços, etc...

Mais uma vez, fazer estas coisas todas não é motivo de falta de produtividade. Todos nós temos os nossos escapes e nossa forma de organização de tempo. Mas o que é certo é que conheço tanta, mas tanta gente que parece que está sempre super ocupada, que passa sempre 10h na empresa, mas que ao final do dia não produziu nada. E para o patrão, ficam sempre bem vistos!

 

Trabalho

 
Etiqueta(s):motivacaogosto-de-trabalhar