RSS
 

Progresso na corrida

14 Ago 2010

Depois da corrida de grupo em que consegui pela primeira vez fazer o Percurso 1 da Boba sem parar, já lá voltei para correr mais duas vezes. De ambas as vezes também consegui concluir o percurso sem parar e tenho vindo a quebrar os meus tempos. Da primeira vez, acompanhado, fiz o percurso em 12m36s. Da vez seguinte em 11m04s e ontem consegui fixar o meu record em 10m51s.

Nada mau, tendo em conta que há um mês atrás fiz o percurso 1 em 14 minutos e tive de fazer uma boa parte a andar. Há que contar que comecei demasiado empenhado e que ganhei mazelas chatas. Mas hoje sinto-me completamente recuperado, já não sinto dores, e após o treino sinto-me muito mais leve e não fico todo estoirado. Penso que a principal razão é ir alterando entre a corrida e a bicicleta, e também ter comprado calçado adequado.

Agora estou a 51s de atingir o meu objectivo de fazer o percurso 1 em 10 minutos. Quando lá chegar vou ter de mudar de objectivos para me motivar mais. Sendo o percurso de 2 km, comecei a pensar em colocar alguma estratégia para chegar aos 10 min, como aproveitar para ser mais rápido nas descidas, para compensar a lentidão das duas subidas agrestes do percurso. Para chegar antes dos 10 minutos tenho de fazer cada 500 metros, em média, a menos de 2m30s.

Os primeiros 500m consegui fazer em 2m12s, e penso que pode ser melhorado, se aquecer melhor antes. Os segundos 500m já têm a primeira subida complicada e fiz em 2m40s. A terceira parte tem a mega subidona e consegui chegar aos 1500m em 7m50s. Nada mau, estava on time e só me faltavam os últimos 500m que são de dificuldade baixa.

O problema, é que nos últimos 500 metros já levo todo o cansaço anterior, além de estar no topo com muito vento contra mim. Chego sempre a essa parte já ofegante e não consigo ir muito rápido, pelo que demorei mais a fazer os últimos 500m que qualquer outro troço.

Após fazer o percurso 1, dei umas voltas, bebi água e fiz o percurso 2 em modo cruzeiro, estando dentro do tempo médio. Ao final do dia foram 30 minutos a correr mais uns 10 a andar (a contar com a ida a pé para o percurso). No final ainda pensei em dar mais uma volta, mas pensei que mais vale ir com calma.