RSS
 

Viagem a Frankfurt

25 Ago 2010

Em Novembro de 2009 tive a oportunidade de ir pelo segundo ano consecutivo à bonita cidade alemã de Frankfurt. A diferença é que este ano se proporcionou mais tempo para passear e conhecer a cidade.

É uma cidade com uns prédios enormes, mas muito calma. De facto, faz-nos pensar onde estão todas as pessoas. Na rua não vemos muitos carros, mas vemos muita gente de bicicleta, mesmo com frio. Frankfurt é uma cidade plana pelo que é ideal para ir de bicicleta para o trabalho. Provavelmente a maior parte das pessoas vai para o trabalho de transportes públicos. É outra grande diferença para Lisboa, eles têm uma rede de transportes público de respeito. Embora se note que é bastante mais antiga que a nossa, também é certo que é bem mais completa.

O idioma foi um problema inesperado. Na nossa mente toda a gente do mundo sabe falar inglês, mas percebemos da pior forma que os alemães são tão nacionalistas que a maior parte não sabe falar inglês. Era mesmo complexo conseguirmos obter informações. Não será de espantar já que o contacto com inglês que eles têm não é muito, já que até dobram todos os filmes...

Quando lá chegámos e queriamos comprar bilhete para uma determinada estação demos com esta máquina de bilhetes. Toda em alemão e com indicações que para nós são aliens. Isto porque pelo que percebemos eles quando compram um bilhete não é para a Estação A, mas sim para a Rua X, e a máquina dá que a estação mais perto é a Estação A. Por isso há aquela lista enorme de locais, toda em alemão que não nos ajudou nada.

Mais engraçado é que quando chegámos a esta máquina era quase meia noite e as ruas estavam vazias. E os poucos alemães que vimos não sabiam inglês para nos ajudar. Ainda assim lá arranhámos a coisa, mas penso que só saberiamos se comprámos um título correcto se por acaso tivessemos apanhado um pica.

Mas estas situações nem causam mau estar, pois contribuem para uma aventura mais divertida. Passámos bons momentos naquela cidade, eu pelo menos fiquei fã. Era um tipo de cidade em que gostava de viver. Calma, com ciclovias em todo o lado, muito limpa, etc.

Uma curiosidade sobre a cidade é que por lá não vimos pombos, mas vimos... coelhos. Quando andavamos pelo parque à noite era natural ver pazadas de coelhos pela relva. O que nos leva à comida... é esquisito quando saimos domingo à tarde para comer e está tudo fechado! Tudo! Mais complicado ainda foi tentar comer comida tradicional de Frankfurt. Com algum esforço conseguimos ir a uma tasca muito maneira e comer alguns dos petiscos da zona. Uns melhores que outros, mas todos a fazer-nos sentir falta de Portugal.

Frankfurt é uma cidade muito bonita e aconselho a visita. Só tenho pena de não ter passado pelo zoo.

 

Viagens

 
Etiqueta(s):frankfurt