RSS
 

Mergulho #16 – Açores, Ilhéu Oeste

02 Set 2010

Depois da tareia do mergulho da manhã, não estava com vontade nenhuma de ir mergulhar à tarde. Ainda por cima não conseguimos comer muito cedo e estava com medo de vomitar de novo. O mar parecia estar ainda pior que de manhã e desta vez decidiu-se que equipavamos todos no barco na ida e lá mergulhavamos logo. Foi mais ao menos isso que aconteceu. Desci bem, sem problemas a equalizar e começámos o passeio, numa uma corrente de respeito. Nunca tinha apanhado corrente com esta força e reparei que ainda não estou muito optimizado para este cenário. Seja como for, pouco depois de começarmos o passeio vimos algo raro:

[caption id="" align="alignnone" width="435" caption="Ratão Gigante (Imagem retirada da wikipedia)"][/caption]

Este animal não é uma raia como eu pensei, mas sim um ratão (ou stingray em inglês). O raro foi o tamanho do animal, que tinha à volta de 2 metros de largura e uns 8 metros de cumprimento. De facto, foi uma paisagem brutal ver um animal tão magnífico passar por nós calmamente e desaparecer no azul do oceano.

Fora o ratão, vimos os peixes do costume e uma paisagem bonita, mas sempre com corrente a carregar. Quando cheguei ao barco estava todo KO, e mesmo em terra me sentia meio zonzo. Com esta tareia de dois mergulhos num dia, acho que este foi o dia mais cansativo nas nossas férias dos Açores.

  • Profundidade Máxima: 17.3 metros
  • Profundidade Média: 12.0 metros
  • Temperatura da Água: 22.4º
  • Tempo de Mergulho: 49 minutos
  • Bars consumidos: 170 (3.4 bar por minuto)
  • Tempo total de mergulho até hoje: 538 minutos
 

Mergulho

 
Etiqueta(s):dive-logferias-acores-2010