RSS
 

Trilho das Cascatas

17 Set 2010

Depois de fazermos o Caminho do Xisto e o Trilho das Bufareiras, deixámos para um dia com mais preparação o Trilho das Cascatas. No catálogo dizia que era de nível avançado e de 10 km. Além de ser considerado o mais difícil era também o mais longo. Consegui seduzir vários amigos a ir comigo percorrer este trilho, e nem foi preciso esforçar-me muito. Ironicamente as nossas namoradas também participaram... iam mais naquela de espreitar e voltar para trás mas conseguiram fazer tudo.

Encontrar o início foi fácil, tal como a maior parte dos trilhos que começam em Vila de Rei, este trilho começa na Câmara Municipal. Quem está de costas para a câmara, é só seguir a estrada que sobe e começa logo a encontrar as indicações. Infelizmente as indicações deste percurso estão muito mazinhas, mas a parte inicial é sempre a andar.

O caminho inicial é bastante acessível. Vamos percorrendo os trilhos campestres, sempre no meio da natureza, com muito ar fresco e amoras para ir devorando. A certa altura já deviamos ir em 30% do trilho e estavamos a achar tudo muito fácil. Pensámos então que o pior ainda estava para vir.

O nosso objectivo era encontrar várias cascatas e idealmente aindar nadar um pouco por lá. Infelizmente as cascatas que encontrámos estavam como esta imagem acima... secas. Provavelmente é melhor fazer este trilho no início da primavera, para tentar encontrar mais água.

Não encontrámos água mas encontramos outra coisa que queriamos: dificuldade. Seguimos o trilho que nos levava por onde deveria haver o ribeiro das cascatas. Caminho algo difícil, sobretudo pela vegetação que se apoderou dos caminhos.

A certa altura já nem sabiamos se iamos no trilho, pois estavamos há algum tempo a andar por caminhos esquisitos e não viamos qualquer sinalização. Até considerámos voltar atrás.

Mas voltar atrás não parecia muito boa ideia e fomos seguindo. Até que lá no fundo vimos uma tabuleta do trilho e ficámos aliviados de saber que estavamos no caminho correcto.

Após a parte grande da cascata seca, voltámos ao caminho normal e fácil, sempre com alguns pontos de interesse para ver, como este bonito riacho na foto anterior. A esta hora o calor já começava a espreitar e as meninas já começavam a sentir o peso do trilho.

Pouco depois perdemos o rasto ao trilho... fruto da muito má sinalização. Demos por nós a seguir uma estrada nacional, e não fazemos ideia de onde tinhamos perdido o caminho certo. Fomos avançando e a certa altura vimos uma indicação do trilho, mas não percemos bem como é que lá deviamos ter chegado. Nesta altura já estavamos a subir há muito tempo e as meninas já se ressentiam. Então elas seguiram para Vila de Rei pela estrada e nós voltámos ao trilho.

Não faltou muito até que perdessemos novamente o rasto. Demos por nós num cruzamento sem saber para onde ir. Um habitante local passou por nós e ao ver que estavamos meio confusos parou para nos ajudar. Indicou-nos o caminho para Vila de Rei, e disse que se fossemos ali por um certo sítio iriamos passar por uma estrada romana. Nós lá fomos experimentar esta alternativa. Esta estrada romana é numa subida de respeito. Depois de 2h40m a andar, fazer uma subida assim puxou bem por nós.

Passado um pouco estavamos perto de onde tinhamos começado. Não conseguimos recuperar o rasto do Trilho das Cascatas mas pelo menos voltámos ao ponto inicial. Nesta altura estavamos todos já desgastados e as meninas sugeriram comermos por Vila de Rei. Foi boa ideia, comemos lá numa churrasqueira local, por 6€ por pessoa com prato, bebidas, entradas e sobremesas. De seguida, fomos para casa descansar.

É um trilho bonito e porreiro, mas é para experimentar fazer em época de chuva. Em termos de dificuldade, achei o Caminho de Xisto mais desgastante, mas este também deu para queimar calorias. No final fizemos o trajecto em 3h10m.