RSS
 

Táctica Inicial: O que vou fazer por conta própria?

07 Out 2010

Quando decidi começar por conta própria, a verdade é que não sabia bem o que fazer. Sabia que tenho umas quantas ideias para produtos online que podem ter sucesso se bem trabalhadas. Sabia que apesar de pouca dedicação temos vários sites que rendem algum ao fim do mês, e que se seguisse essa estratégia a tempo inteiro poderia ter sucesso.

Mas a verdade é que não havia nada em concreto que me despertasse a atenção. Ironicamente foi uma conversa com o meu boss antigo que me fez acertar as ideias. Quando se pensa em conta própria pensa-se em começar uma empresa. Eu sinceramente não quero ir por aí, nem quero imaginar os encargos e chatices de começar empresa. Se começar por conta própria é começar com burocracias e impostos e papelada em vez de começar a fazer o que eu gosto, então isso não me seduz.

Neste processo todo houve duas pessoas chave que me fizeram a pergunta fundamental: mas afinal o que é que tu queres fazer? A primeira foi uma pessoa de outra empresa que já sigo há muito tempo, e que me ajudou imenso neste processo. Na altura não soube bem responder. Sabia o que não queria, mas não sabia o que queria. A segunda foi o meu boss, encurralou-me de tal maneira que a resposta surgiu naturalmente.

O que eu quero, mais que fazer as minhas coisas à minha maneira, é fazer coisas de que goste. E de ter desafios. E isso não passa por mais projectos para o governo ou a banca ou essas coisas do costume. Passa por arriscar e colaborar com startups que andam a fazer coisas interessantes. Eu estou numa posição em que posso chegar a uma pequena empresa que ache interessante e oferecer os meus serviços de forma barata ou gratuita, desde que a médio prazo consiga ter algum retorno no meu investimento. Não tenho dinheiro, mas tenho tempo e skills para investir. Quero fazer o máximo por me rentabilizar, ajudar e aprender. Tornar-me valioso.

Aqui o por conta própria é no sentido de que eu é que escolho. Felizmente já encontrei uma empresa que precisa de mim, tal como eu preciso deles, e já estou envolvido num projecto muito sedutor, com outros interessantes em vista. Assim começa uma nova etapa...

 

Trabalho

 
Etiqueta(s):por-conta-propria