RSS
 

Revolução no Aquário

09 Out 2010

Aqui há uns dias tivemos mais uma revolução no aquário. É incrível como o nosso aqua pequeno está super limpo e estável e este maior tem dado mais trabalho até chegarmos ao ponto de equilíbrio. Há uns tempos fizemos uma revolução devido aos caracóis. Já estava com uns 30/40 caracóis e peguei neles e foram todos para a horta. Comprei 3 peixes comedores de algas e ficou por aqui.

Ironicamente os caracóis faziam um trabalho brutal e os peixes comedores de algas não conseguiram acompanhar. Mas o que aconteceu foi que a população de caracóis ficou praticamente extinta. A minha teoria é que os peixes comiam toda a comida fácil e ficava difícil aos caracóis jovens sobreviver. Entretanto tinha colocado 4 caracóis no aqua pequeno, e hoje a população nesse aqua anda à volta dos 10. E trabalham super bem, o aqua está sempre um mimo.

No grande começou a acontecer uma cena chata: começaram a sugir algas em cima das plantas de difícil acesso. Ou seja, depois dos caracóis ficaram extintos, não havia quem limpasse as plantas, pois os peixes comedores de algas que temos não lá iam, não sei porquê. Talvez por serem plantas mto finas.

Então, cansados da badalhoquice e do estado em que estava o aqua, que se aguentou sem grande manutenção durante um bom tempo, decidimos arrancar todas as plantas e fazer uma decoração mais simples e leve. Também lá coloquei 4 caracóis adultos a ver se eles se safam. Também optimizei ainda mais o filtro Biobox com outras matérias filtrantes mais adequadas. Sim, porque sublinho que o aqua pequeno só tem filtro de esponja e aquilo está nos trinques. Agora o aqua está assim:

Nesta altura só já tinhamos um escalar, que ainda por cima é um dos nossos peixes favoritos, já que interage imenso connosco. Mas conseguimos um negócio muito bom e conseguimos-lhe mais 5 amigos bebés. Espero que se aguentem. Fica muito engraçado ver o escalar mais juvenil a passear-se e ver os pequenotes todos atrás dele. Ele é que não gosta muito e às vezes os mete na ordem.

Este acima é um de dois comedores de algas da mesma espécie. O mais pequeno. Estou a gostar destes peixes porque eles fazem muitas novelas no aquário. O maior, coloca-se no tronco  e tem lá o seu spot, o seu território. Quando o mais pequeno se aproxima ele corre logo com ele. É engraçado ver este comportamento nos peixes.

Agora temos o aqua limpo e mais leve, e vamos ver os próximos tempos a ver se fica no ponto de equilíbrio pretendido. Espero que sim!