RSS
 

Como aquecer um wok?

17 Out 2010

Já há muito tempo que tenho usado o wok cá em casa para as nossas refeições. Mas usava praticamente como se fosse uma frigideira ou uma espécie de panela. Ontem ia fazer uma receita do livro Wok e Salteados e reparo que na receita dizem para usar um wok aquecido. Então fui ler nas primeiras páginas como é que isso funciona.

Diz-se que cozinhar com um wok é super rápido e saudável. Isto acontece porque o wok está num estado tal de temperatura que permite cozinhar os alimentos rapidamente, sem que eles percam muitos nutrientes. Mas para ter o wok no estado certo, é preciso fazer uma preparação que consiste no seguinte:

  1. Lavar o wok com água limpa e deixá-lo meio seco
  2. Colocar o wok húmido a aquecer até ficar seco
  3. Borrifar um pouco de óleo e untar o wok com papel
  4. Esperar que o wok comece a fumegar
  5. Voltar ao passo 3 só mais uma vez

Segui estas instruções e realmente o wok fumega e bem, e sai logo um aroma interessante a óleo aquecido. Depois, coloquei lá os mantimentos e a verdade é que até a carne em 2 minutos estava pronta. Como muitas das minhas receitas, falhou alguma coisa. Desta vez, apesar de ter ficado muito saboroso, esteticamente ficou feioso e longe do que estava na foto. Bem, sempre é preferível isto ao contrário.

 
 
Etiqueta(s):wok