RSS
 

As Novas Regras da Etiqueta

03 Nov 2010

Há coisas que evoluem e há outras que entram em ciclo. Depois de um fim de semana grande com a famelga apercebi-me que as minhas regras de etiqueta diferem bastante daquelas da geração anterior. Todos nós queremos agradar e ser educados, mas a forma como o fazemos  não parece própria às outras partes.

Quando recebo os meus amigos em casa, gosto que eles se sintam bem e sem qualquer tipo de formalidade. Uma grande diferença é que eu ponho comida na mesa e espero que eles se sirvam à vontade. Eu não preciso de dizer nada, porque sei que não preciso de dizer. Sei que eles se vão atirar todos fobados àquilo que quiserem. Mas numa refeição com a famelga as coisas não são bem assim. Primeiro dizem-nos para fazermos como se estivessemos em casa. Depois perguntam 500 vezes se queremos isto ou aquilo. E queres pão? Queres queijo? Queres azeitonas? Queres mais um bocadinho? O que foi, não gostaste? Ah gostaste, então toma lá mais 2 colheres. E não venhas dizer como da outra vez que passaste fome! Queres uma maçã? Queres uma laranja? Queres melão? Queres bolo? E uma água ardente de poejo? Se não provares vou levar a mal!

Chiça! Eu sei que as pessoas querem bem e fazem tudo de boa vontade. Mas a mim começa-me a chatear este questionário que se torna muito comum. Chateia-me tanto, que quando sou eu a receber, nunca o faço. E isto pode parecer má educação a uns, mas para mim é a melhor forma de receber e agradar.

 

Opinião