RSS
 

Facebook vs Google

17 Dez 2010

O título Facebook versus google pode parecer estranho, afinal não tem nada a ver. Mas tenham paciência enquando eu desvendo em primeira mão o plano maquiavélico do Facebook para roubar o negócio das pesquisas ao google!

Eu já tinha pensado nesta estratégia de guerra, mas voltou-me tudo à memória ontem quando estava a experimentar as novas páginas facebook e experimento adicionar uma pergunta e o Facebook diz: olha estas perguntas mais populares, Porque é que as pessoas acham mais rápido perguntar no Facebook que pesquisar no google?

Dlim! They're on the move! Vamos então por partes: o Facebook já tem negócio prório de anúncios de publicidade. O google vive dos anúncios que vende nas pesquisas. Agora, vou imaginar que eu sou o Facebook. Então, eu já tenho o negócio de entreter as pessoas. Quando as pessoas não têm nada para fazer vão ver a timeline e têm logo sugestões e a vida dos amigos para se entreter. Isto até tem saída porque a probabilidade de eu gostar daquilo que os meus amigos gostam é grande.

Então... se as pesquisas dão tanto dinheiro, porque é que os utilizadores têm de sair do Facebook para ir ao Google? Porque é que eu, Facebook, não permito logo as pesquisas? É que o google tem um mecanismo todo xpto chamado pagerank, que provavelmente só os mais geeks sabem o que é. Mas basicamente funciona assim: quantos mais sites linkarem para um dado sítio, melhor posicionado esse sítio irá aparecer nas pesquisas. É por isso que o google é tão bom e nos dá resultados tão agradáveis. Têm um algoritmo complexo que resulta, e que arrumou com a concorrência.

Mas pera... eu, Facebook, há uns temos lancei um Like/Gosto para os webmasters colocarem nos sites. E isso tornou-se muito usado. Então, isto quer dizer que está em movimento o plano para conseguir atender pesquisas personalizadas. Em vez de usar os mecanismos do google, eu posso usar a opinião dos amigos de quem pesquisa.

Imaginemos a pesquisa: melhores filmes cómicos. O Google sabe responder com as páginas de filmes que têm mais valor segundo o Google. Mas o Facebook vai conseguir responder com base nas páginas que tiveram mais Likes/Gostos/Shares dos meus amigos ou de pessoas na minha network. Pela lógica anterior de que há grande probabilidade de os gostos/interesses/whatever dos meus amigos serem na minha onda, então possivelmente terei resultados mais apropriados. E sem sair do Facebook.

E esta hein?

 
 
Etiqueta(s):facebook

Comentários

  • Paulo Abreu
    Bem, na verdade tenho algumas relativamente ao teu raciocínio. Se concordo que fazer algum cruzamento com os amigos possa dar conteúdos interessantes, a verdade é que isso também depende grandemente da disponibilidade do teu grupo se pronunciar com o like. Na verdade, nos dias de hoje, até diria que o grupo de amigos no facebook já ultrapassou grandemente o propósito e é bastante comum encontrar pessoas que são amigas de toda a gente que o solicite. O que será mais fidedigno? Dar conteúdos de comédia baseado na probabilidade do teu grupo se pronunciar sobre o assunto, ou dar os conteúdos baseado numa amostragem muito maior que tem em conta outros factores, inclusive regionais? O assunto não deixa de ser interessante.
  • Arzebiuzado
    Uma abordagem não exclui a outra. O Facebook já faz isso nos ads, podes dizer que queres pôr um ad a pessoas de determinada região, idade ou determinados gostos. Eles podem fazer um match das pessoas com mesmos gostos para sugerir outros.