RSS
 

A Língua Portuguesa a Florescer

28 Dez 2010

A minha geração é muito familiar com o inglês. Aliás, não é bem a minha geração. É o pessoal da minha geração que teve muito contacto com computadores. O que incluiu praticamente todos os meus amigos e conhecidos. Quando eu era menino, não havia jogos em português, nem filmes dobrados. Habituei-me desde cedo a jogar coisas em inglês e a ir aprendendo esse idioma. Este passado faz com que hoje eu prefira muitas coisas em inglês. Tenho o PC em inglês, o telemóvel e a TV em inglês e prefiro ver os filmes animados em inglês. Até vejo séries em inglês e sem legendas.

Acontece que esta geração de agora tem um foco muito maior no português. Começam desde novos a ver o Baby TV e o Panda em português. Os filmes que vêem são dobrados em português, até os jogos já são em português. O que faz com que não se habituem ao inglês.

Este natal passei por vários filmes na TV onde vi inúmeros filmes dobrados. Já não é só o Shreck, também são os Narnias e os 101 Dálmatas. Se dobrar filmes animados me fazia confusão, então dobrar filmes normais faz muito mais. Faz-me lembrar quando estive na Alemanha e vi a Star Wars dobrada em alemão.

Será que com esta geração tão habituada ao português o mercado das coisas dobradas vai começar a florescer? E que daqui a uma década tudo na TV é em português? Os nacionalistas podem aplaudir estes avanços, mas a mim vai-me fazer uma confusão monumental... É que eu nem vejo filmes na TV, mas um dia hei-de sacar um filme para ver com os putos e depois eles querem é ver aquela cena dobrada. E aí vai haver tareia.

 

Opinião

 

Comentários

  • PAC
    Viva, Os putos agora tem inglês logo na pré-primária! E embora tenhas mais conteúdos estrangeiros acessíveis em português, pergunto se em termos de % de sons ouvidos se os putos de agora não acabam por ouvir mais Inglês do que nós ouviamos quando andávamos de rojo? (O filho do meu primo já devora livros em Inglês!) Eu se tivesse de me preocupar com a língua dos putos então apontava para a necessidade de lhes explicar o porquê de *ainda* se usar o Português! Se um puto me perguntar "Qual a vantagem que tenho em continuar a aprender em PT?" eu teria algumas dificuldades em responder... Eu próprio já não sei Português como era esperado que soubesse... Digo isto com tristeza, tenho muito gosto na língua de Camões mas uso-a cada vez menos... Se os putos estão a ficar viciados no Português, Cheers! Ainda bem! -- PAC
  • Arzebiuzado
    Pois, por acaso devia ter falado nisso, é que realmente os miúdos hoje em dia começam com inglês muito mais cedo. E não é só isso. Tenho uma afilhada que com menos de 10 anos tem N actividades extra-curriculares. Mas a cena é: para mim saber um idioma é diferente de gostar de o usar. Eu sei francês, mas não gosto de ver filmes em francês. É o que se passa com os alemães, eles sabem inglês, mas preferem alemão e tudo dobrado. Acho que é para aí que caminhamos. E a verdade, é que nós é que estamos errados.