RSS
 

Profissão de Futuro: Gestor de Redes Sociais

29 Dez 2010

Quem é que ainda não esbarrou com a polémica relacionada com a Ensitel? Quem não souber do que estou a falar é ver este post. Em resumo:

Uma cliente comprou um telemóvel que vinha com defeito. STOP. A cliente foi à Ensitel para trocar e depois de uma maratona de tango não o conseguiu. STOP. A cliente foi a tribunal e perdeu o caso, pois o juíz disse que a cliente deveria ter recusado a recusa da Ensitel em tratar do assunto. STOP. A cliente resignou-se e fez mais um artigo no seu blog a demonstrar o seu descontentamento. STOP. A Ensitel foi para tribunal para obrigar a cliente a apagar todos os artigos que relatam estes acontecimentos. STOP.

O problema aqui, é que a cliente é uma pessoa conhecida aqui destas internets e isto gerou uma mega manifestação nas redes sociais em relação a este caso. Já vi várias intervenções, e temos os seguintes intervinientes:

  • A cliente, que não se manifestou mais e deve estar a preparar a sua defesa
  • Vários bloggers que registaram a sua opinião e que agora esperam os próximos capítulos
  • Não sei quantos mil gajos que foram para a página facebook da Ensitel e para o twitter só dizer asneiras e fazer porcaria
  • Uns quantos gajos que estão do lado é da Ensitel e a defendem

Esta avalanche contra a Ensitel poderia e deveria ter sido tratada de outra maneira. Mas eu como informático tomei especial atenção à falta de perícia a lidar com a página facebook deles. Então há não sei quantos mil gajos que vão para a página deles só dizer mal, e ninguém do lado de lá se lembrou de desactivar a opção: People who like this Page can write or post content on the wall? Em vez disso andou a apagar à mão pazadas de comentários. E depois, eles ainda tinham um url por omissão, em vez de usarem um url bonito como expliquei no meu artigo como fazer uma página no facebook. Então chegam os atacantes e fazem isso por eles: facebook.com/ensitel.

Bem, mas que cena mais caótica. Sem dúvida que há-de começar a haver uma profissão Gestor de Redes Sociais. E pelo andar destas polémicas, será uma profissão bem paga.

 

Opinião

 

Comentários

  • Paulo Abreu
    Depois da tempestade, vem a bonança. Desconfio, no entanto, que a moça esteja metida num grande sarilho.
  • Arzebiuzado
    Pois. já ouvi ambos lados e não sei quem terá razão. Afinal ela não pode ser responsabilizada por relatar no blog uma experiência e a sua opinião dela. Mesmo que essa experiência cause dano a terceiros.
  • airdiogo
    Não só já existe essa profissão (talvez com outro nome, mas com o mesmo resultado final) como muitas empresas e instituições em Portugal usam os serviços dessas pessoas ou empresas. Devo até dizer que alguns casos com muito sucesso e valor acrescentado para a entidade.
  • Arzebiuzado
    E depois de escrever o post até pensei que deveria ser um título ainda mais genérico, como Gestor de Comunidades. Eu sei bem o valor que isso teria, e tu também sabes que já fizeste disso também. :)
  • airdiogo
    Gosto de "Gestor de Comunidades". Um dia ainda ponho isso no meu CV. :)