RSS
 

Os Jornais Desportivos são Facciosos?

21 Jan 2011

Estava a ler um artigo sobre umas estatístivas do jornal A Bola, e nos comentários várias pessoas criticaram este jornal em particular, e todos os desportivos em geral, por serem muito facciosos naquilo que mostram. Dizem que quando o Nelson Évora ganhou uma medalha de ouro, ou quando o Sérgio Paulinho ganhou uma etapa no tour, ou quando o FC Porto foi eleito a melhor equipa de Dezembro, mal tiveram destaque.

Prestem atenção: os jornais desportivos não são facciosos! Os jornais são uma empresa que tem como objectivo fazer dinheiro. Eles têm estudos que dizem que ter uma capa do benfica rende mais do que outro tipo de capas. Não são os jornais que fazem as capas, é a audiência. Eles apenas fornecem os conteúdos de que o povo gosta.

Se eles sabem que vendem muito mais com uma capa a dizer que possivelmente o Benfica vai contratar o jogador Mané do que uma capa com o FC Porto vencedor da liga dos campeões, ou um grande feito de uma outra modalidade, eles põem a capa do benfica! Mas a culpa não é deles, é do povo que prefere exactamente esse tipo de destaque. Se eles optarem por uma das outras capas, e o jornal ao lado tiver a capa do benfica, o povo compra todo a concorrência.

Os jornais não são facciosos, nós é que somos.

 

Futebol

 

Comentários

  • Vlad
    Not that simple... :) O Jogo por exemplo tem duas edições, uma no Porto e outra no resto do país devido às suas ligações ao Porto. A Bola está intimamente ligada ao Benfica havendo longas relações entre ambos e o Record esteve ligado ao Sporting embora com o tempo se tenha distanciado. No entanto concordo que somos nós os facciosos porque esses relacionamentos acabam por se tornar em decisões editoriais que levam a uma maior ou menor tiragem/exposicão/venda. Por exemplo eu reconheço que a qualidade da escrita do Record é muito superior à d'A Bola... mas não gosto do Record... topas?
  • Arzebiuzado
    Topo! Admito então que realmente possa haver mais que negócio nos jornais e que eles próprios sejam clubistas só porque sim.
  • skub_2003
    Eu tb digo que os jornais são facciosos, até percebo a logica do que vende mais, mas não entendo o pk da razão de serem facciosos na análise dos lances e no "apagamento da memória" de alguns lances duvidosos. Segundo um amigo meu, a Bola é do Benfica, o Jogo é do Porto e o Record é do Sporting....eu digo que os três são do sistema e o sistema é do Benfica! Boicote à compra de jornais é o mesmo que boicote ao Benfas...por isso vamos lá boicotar:P