RSS
 

A Responsabilidade nos Atrasos

28 Jan 2011

É normal que um projecto que se atrase. A responsabilidade é sempre complicada de averiguar mas a verdade é que todos nós temos as nossas teorias, e normalmente os culpados são os chefes. Afinal de contas quando as coisas correm mal a responsabilidade é deles. Quando há atrasos pode ser necessário pedir esforço extra aos colaboradores. Há chefes que o conseguem facilmente, outros nem por isso. A verdade é que tirando os workaholics ninguém gosta de trabalhar a mais, até porque isso nos prejudica a produtividade.

Estou a falar deste assunto porque dois colegas meus entraram num novo projecto este mês. No primeiro dia, estavam lá às 10h como combinado, mas afinal não havia ninguém para os receber. Tiveram de voltar à tarde. Antes de poder começar a trabalhar, tiveram de instalar e configurar as suas máquinas.. O manager, esteve doente e só chegou uma semana depois. E disse: "é preciso fazer X tarefas nas próximas 3 semanas". Ao que foi respondido: "Não me parece realista que isso seja fazível". Ao que o manager respondeu: "mas tem de ser".

Faz-me lembrar um projecto antigo em que o cliente tinha 3 meses para fazer algo. Ficava os 3 meses a projectar a coisa, e depois no último dia enviava as especificações e dizia que tinha de estar pronto amanhã. Quando há atrasos sobra sempre para alguém. Há sempre o jogo de culpas e as politiquices a entrar em cena. Os chefes entram na dança das culpas e os operários ficam com a fava das horas extra. O problema é que no meio disto tudo, são os operários que têm menos culpa, mas são eles que vão ter de trabalhar para compensar as falhas dos seus superiores.

 

Trabalho

 

Comentários

  • JC
    apesar de ser verdade o que escreves, se há coisa que me irrita nas organizações é a vontade de apurar as culpas e de arranjar culpados em vez de se preocuparem é em resolver o problema causando o menor impacto. por vezes lido com isso. surge um problema, todos querem saber a razão do problema, o culpado pelo problema, mas ninguém diz "em vez de estarmos preocupados à procura dum bode espiatório, vamos m as é resolver o problema" por acaso eu felizmente tenho a "lata" de responder isso.. mesmo aos ULTRA BIG Bosses. e acho que às vezes eles precisam de ouvir este tipo de coisas! ;)