RSS
 

A Dificuldade em Explicar uma Profissão

02 Fev 2011

Quando me perguntavam qual a minha profissão ou o que é que eu fazia, ficava sempre um bocado atrapalhado. Penso que a melhor definição para o que eu faço é engenharia de software. Acontece que esta definição tem vários problemas: primeiro há poucas pessoas que sabem o que é software, depois há poucas pessoas que sabem o que é engenharia de software, e por último dizer engenharia dá um ar pomposo que eu dispenso.

As conversas eram sempre mais ou menos assim: Então o que é que fazes? Ah sou engenheiro de software. Ham? Que cena é essa? Sou informático. Ah ok! Não tava a perceber.

Acima de tudo dar a entender que trabalho com computadores é muito perigoso, porque há sempre alguém a precisar que lhe remova um vírus, ou que lhe instale uma impressora, ou que lhe digitalize um dossier ou que formate um computador. Ainda no outro dia um primo num almoço de familia me perguntou se eu podia arranjar o magalhães da filha. Após explicação dos factos eu disse que não saberia o que fazer, ao que ele respondeu: Então, mas tu vendes computadores não é?

Não, não é. Isto é como dizer que um engenheiro de electrónica tem de saber arranjar o frigorífico. Normalmente os informáticos até têm aptidão para a componente técnica, mas eu não sou um desses.

Agora opto por outra abordagem. Digo que sou consultor. Consultor e analista são aquelas coisas que ninguém sabe bem o que são ou o que fazem, mas até fica bem. E normalmente ninguém quer saber de mais. O problema é quando me perguntam: Mas e és consultor de quê? Ou de que área?

Respondo que sou consultor do IRS. E nunca mais tocam no assunto.

 

Trabalho

 
Etiqueta(s):favoritos

Comentários

  • JC
    é um facto... e a tua sorte é mesmo não saberes arranjar um computador... se dizes que sabes, arranjas trabalho pró resto da vida... o problema é que andas a fazer favores que depois andas sempre a fazer favores... uma coisa é desenrrascar um amigo, outra é teres que tratar do PC do amigo do amigo, ou da prima do amigo ou da prima da prima de um gajo que tu nem conheces... :P eu já disse à minha patroa, que se algum vizinho perguntar o que eu faço, ela que diga que sou Ginecologista!! :D ou talvez seja melhor dizer que sou fiscal das finanças ou da ASAE :P ninguém pode saber é que mexo em PCs. :P
  • Arzebiuzado
    Ginecologista? Vê lá se depois te começam a bater à porta umas vizinhas mal cheirosas...