RSS
 

Licenciados versus Não Licenciados

04 Fev 2011

Na minha área é normal encontrar colegas que não têm um curso superior. Talvez por isso seja também natural que surjam discussões acerca da utilidade de um curso superior. Defendem os não licenciados que têm os mesmos conhecimentos, não precisaram de estudar durante cinco anos, e que a experiência extra que ganharam por entrar mais cedo no mercado de trabalho lhes dá vantagem.

Confesso que conheço não licenciados muito bons naquilo que fazem. Melhores que muitos licenciados sem dúvida. Também conheço licenciados muito bons, naturalmente. Quando começam estas guerras ambas as partes se esquecem de algo fundamental. O que representa um bom profissional não é a escola, experiência passada ou o número de anos no mercado de trabalho. É o gosto de trabalhar, conhecimentos e a motivação que têm. Um não licenciado à partida tem logo vantagem, pois teve de ser autodidacta e aprendeu algo por gosto. Mas também há licenciados com este espírito.

A meu ver, um curso superior não define a qualidade de um profissional, apenas serve para potenciar a sua competência. Se tivermos uma pessoa muito inteligente a fazer um curso, ela irá tirar dividendos do curso. Se essa pessoa em vez do curso for para uma empresa de alto rendimento, também irá evoluir. No final do dia, eu quero é estar rodeado de pessoas competentes. E quando elas são competentes nota-se bem, e o grau académico ou escola onde andaram não interessa nada.

Infelizmente, há instituições que pedem profissionais com grau académico mínimo. Ligam mais ao canudo do que aos conhecimentos ou à produtividade. Numa profissão como a minha onde se paga bem e não há desemprego, começa a haver muita gente que segue esta área não pelo gosto mas pelas perspectivas de carreira. E isso sim é triste.

 

Opinião

 
Etiqueta(s):favoritos

Comentários

  • hugocardoso
    Excelente post! Concordo plenamente com a frase: "A meu ver, um curso superior não define a qualidade de um profissional, apenas serve para potenciar a sua competência" Pessoalmente, não tenho curso superior embora tenha realizado formação técnica para a minha área de interesse pessoal (webdesign). Infelizmente não tenho a possibilidade de trabalhar a 100% na minha área mas esse é outro tema.
  • Arzebiuzado
    Sim, também tenho a ideia de que a área de webdesign tem mais concorrência do que a de programação. Mas também te digo, é muito complicado encontrar webdesigners bons disponíveis. :)
  • JC
    Indeed.... de qualquer forma acho que a licenciatura ainda serve para abrir certas portas.. mas de facto, há técnicos muito bons e muito melhores que muitos licenciados.. mas uma coisa é certa, provavelmente 80% desses técnicos vão parar de evoluir na carreira mais cedo ou mais tarde... os outros 20% são aqueles que têm sucesso de outras formas (como por exemplo, abrirem um negócio por conta própria)