RSS
 

Arzebiu abraça o acordo ortográfico

09 Fev 2011

Há uns dias estava eu meio abananado a olhar para a TV e antes sequer de me aperceber das notícias o meu cérebro teve um amok e ficou parado a tentar processar a palavra Egito na RTP Direto. Pois é, o cérebro humano não está habituado a ler letra a letra, mas sim a reconhecer padrões. E o meu cérebro não reconheceu o padrão Egito. Aliás, enquanto escrevo este post, é-me inclusive difícil escrever Egito sem o p. É estranho, mas é assim.

Há muita gente contra este acordo e eu confesso que sou um deles. Não gosto, acho feio, nunca gostei de brasileirismos. Mas eu compreendo o acordo sob o ponto de vista económico. Daqui a uns anos o Brasil será uma grande potência e nós só vamos ganhar se falarmos como eles. Até já se vêm alguns bloggers a escrever em brasileiro, já para atingir esse mercado bem maior que o nosso.

Se o desaparecimento de algumas letras me complica com os neurónios mas acho que até se vai ultrapassar bem, há certas coisas que penso que vão ser mais difíceis. Como o desaparecimento de pára. Agora só vai existir para, para ambos os significados. Se disser para e pára com sotaque brasileiro realmente não há muita diferença. Mas para nós, é complicado compreender a nova frase no novo acordo:

Jesus para o FC Porto

Isto é o quê? O Jorge Jesus parou o FC Porto, ou vai para o FC Porto? É esquisito. Mas o certo é que daqui a uma década já todos abraçaram o acordo, já todos esqueceram os modos antigos, e quem não avançar é que vai dar numa de retrógrado. Já se usa o acordo nos jornais e agora na TV. Basta as nossas crianças o aprenderem o acordo na escola e numa década o modo de escrita actual vai ser algo que só existe nos livros de história.

Custa-me, mas vou ter de me adaptar. Portanto, a partir de hoje vou começar a tentar usar o acordo aqui no blog (com a ajuda deste conversor).

 

Geral

 
Etiqueta(s):educacaochangelog

Comentários

  • Sapo Ninja
    Realmente este acordo ortográfico é a pior coisa que se podiam lembrar... Por uma questão económica lá vamos perder a nossa identidade mais uma vez.... Já que não os podemos vencer, temos de nos juntar a eles, infelizmente....
  • Tiago Sousa
    Seu vendido, tal como no EgiPto a minha revolta continua e não hei-de abraçar esta parvoíce de acordo. Não tenho nada contra os brasileiros, mas sou português e com muito orgulho. E se quiseres que que os meus comments sejam escritos com o novo acordo, terás de entrar em acção e corrigi-los!!!
  • Arzebiuzado
    Dá-lhe tempo... :P
  • hugocardoso
    Honestamente vai ser uma questão de hábito mas a curto prazo não me vislumbro a utilizar o AO. Mas voltou a frisar, vai ser uma questão de tempo (infelizmente).