RSS
 

Ambiente de Trabalho Online

16 Fev 2011

Aqui há uns tempos um amigo avisou-me para ter cuidado com os backups. Acontece por vezes o computador ou o disco de um computador deixar de funcionar. E acontece também que se pode perder informação relevante e importante, como trabalho, fotos, documentos, etc. Se não tivermos uma cópia noutro local, pode ser complicado recuperar essa informação.

Comecei então a analisar a minha situação e reparei que eu não tenho quaisquer problemas locais, pois uso tudo online.

Office e Documentos do Office

Há anos que não tenho um Office instalado. Uso sempre o Google Docs para as minhas coisas. Serve perfeitamente, nunca lhe senti limitações e permite colaboração online de forma deveras útil. Reconheço que o Google Docs pode não permitir tantas coisas como um Office cliente, mas sinceramente não sinto falta de nada. Por vezes recebo ficheiros de Office para ver. O Gmail é porreiro porque permite logo ver o documento convertido para Google Docs, daí não sentir falta e já nem me lembrar que tinha o office.

A outra grande vantagem é que todos os documentos ficam armazenados no Google. Quer dizer que se o meu computador estoirar tenho lá tudo na mesma. Também quer dizer que em qualquer lado que esteja posso aceder aos meus documentos.

Fotos

Quem já não ouviu o caso do casal que tinha todas as fotos do bebé num disco e depois ficou sem o disco? Para armazenar as fotos eu uso o Picasa. Normalmente uso a aplicação online para ver, mas para carregar uso a aplicação cliente que eles têm, que permite logo baixar a qualidade das fotos se for necessário. Eu pelo menos nunca vi grande utilidade em ter 1000 fotos com 10 Mb de cada vez que vou de férias. Dá jeito ter algumas fotos grandes se as quisermos imprimir, mas a maior parte é só para mais tarde recordar. Eu faço essa triagem e envio tudo para o picasa. A maior parte dos álbuns são privados e dou acesso à família e amigos. Junta-se o útil ao agradável.

Posso mais tarde ir buscar todas as fotos para qualquer computador se assim o quiser.

Dropbox

Comecei a usar esta aplicação há pouco tempo mas já estou fã. A ideia é ter uma pasta no nosso computador que é automaticamente atualizada online e noutros computadores que tenhamos configurado. Isto para backups de ficheiros é super jeitoso. O meu sogro tem uma aplicação de faturas e tinha de fazer periodicamente backup de ficheiros para uma pen. Escusado será dizer que já não os fazia há meses. Instalei a dropbox e agora além de ter réplicas dos ficheiros ainda tem histórico.

Isto para quem ficheiros de trabalho/office no PC, penso que é algo que não pode dispensar.

Séries e Filmes

Ter vários discos externos ou vários DVDs com séries e filmes é algo comum nos dias de hoje. Eu antes ainda guardava tudo, mas nos dias de hoje já vejo as coisas e apago logo. Se por ventura quiser ou precisar de ver novamente saco-o de novo. Com as velocidades que temos, a internet passou a ser o meu disco externo.

Software de Gestão de Versões

A maior parte das pessoas deve desconhecer este conceito. No meu trabalho eu uso muito ficheiros de texto e sempre que faço alguma coisa envio para o gestor de versões. Estes programas permitem gerir as várias versões passadas, presentes e futuras. Estas aplicações de gestão também são online, pelo que se perder o meu computador, tenho tudo salvaguardado que no servidor central quer nas réplicas dos meus colegas de trabalho.

O que tenho de ter no Computador

Tenho muitas coisas online, mas também tenho de ter no computador várias coisas, quanto não seja a instalação de várias aplicações. Isto é o mais chato, e normalmente não dá para safar. Se eu perder o computador vou mesmo ter de perder tempo a configurar tudo de novo. Há aplicações que se podem meter na dropbox, mas outras nem por isso. Ou porque são grandes de mais ou porque precisam mesmo de ser instaladas. Ainda assim é um mal menor, pois é só uma questão de tempo até conseguir repor tudo isso.

As Desvantagens deste Ambiente

Penso que ninguém nega as vantagens deste ambiente online. Mas há que sublinhar também a sua principal desvantagem: ser online. Isto quer dizer que se por ventura eu estiver num sítio sem internet ou me falhar a internet em casa, fico sem acesso a várias coisas que podem ser importantes. Eu trabalho em casa e já me aconteceu haver falhas de serviço internet. Como até tenho as ferramentas de trabalho instaladas, ainda consigo prosseguir, mas com várias limitações.

Apesar de tudo, mesmo com esta desvantagem, não tenho dúvidas em preferir este ambiente online.