RSS
 

Os Alunos e a Wikipedia

24 Fev 2011

Há uns dias vi uma discussão na Antena Aberta onde se falava no mal que faz a Wikipedia aos alunos. Que eles agora facilmente chegam à internet, copiam conteúdo e têm os trabalhos prontos. Que antes com as bibliotecas era diferente. Não sei bem como a wikipedia é diferente de uma biblioteca, já que os alunos também podem procurar coisas em livros e depois copiar. É o mesmo processo, mas bem mais moroso.

Acho caricato ver que uma fonte de conhecimento público e tão vasta como a Wikipedia seja apontada como malefício nas escolas. Especialmente porque eu fiz um curso em que 85% das cadeiras eram com consulta. Eram cadeiras que priviligiavam o conhecimento em vez de memorização.

Penso que o objetivo dos trabalhos e testes deviam sempre passar por isto mesmo: o aluno não tem de decorar vários factos, tem de os conhecer e saber relacionar. Muitas vezes basta pedir para o aluno incluir a sua opinião ou relacionar coisas que à partida não têm uma associação direta, para poder ver na resposta se o aluno investigou e compreendeu a matéria. Será sem dúvida muito mais complexo de elaborar enunciados, mas não seria preferível?

 

Opinião

 
Etiqueta(s):educacao

Comentários

  • Diogo Neves
    Concordo totalmente e acho o comentario do individuo X completamente absurdo! :) Cool post hehe
  • Arzebiuzado
    Pois, o indivíduo X era uma pessoa pessoa com experiência na educação.
  • Skub
    O problema da wikipeda é que os alunos copiam na integra o que está na página e nem se preocupam em ler o que está lá, nem saber a veracidade da informação.