RSS
 

Transplante de bonsai

11 Mar 2011

Depois de ter recebido o meu primeiro bonsai no natal, eis que surge a altura de fazer o primeiro transplante. A data de transplante vinha com a informação do bonsai e era para ser em inícios de março. Num fim de semana tive cá em casa vários amigos, e alguns também tinham recebido um bonsai no natal. Um deles também tinha de fazer um transplante e trouxe-o para fazermos em conjunto com um outro amigo que já o tinha feito há umas semanas atrás.

O primeiro passo foi retirar toda a areia do bonsai. Em teoria o ideal seria deixar só raízes, mas ainda era complicado, pelo que tentámos pelo menos tirar ao máximo toda a terra antiga.

Depois foi altura de cortar as raízes. Aparámos um pouco as raízes mais finas e cortámos as mais grossas. A ideia é que cortar as mais grossas é o que faz o bonsai manter o tamanho. Depois começámos a preparar o vaso. Colocámos duas redes nos buracos do vaso e passámos um arame para depois suster o bonsai. De seguida colocámos uma primeira camada de terra própria para bonsai.

O passo seguinte foi usar o arame para agarrar o bonsai, colocar algumas vitaminas perto das raízes, e colocar mais terra. Com o cuidado de pressionar a terra para que não ficassem bolsas de ar. Com o bonsai preparado ainda houve ocasião para uma ligeira poda.

E por fim ficámos com os dois bonsais prontos:

Coloquei-nos numa zona no quintal com muita luz mas sem exposição direta ao sol. Também é uma zona protegida do vento, onde estarão protegidos durante os próximos tempos. Agora é esperar para ver se os bonsais ultrapassam com sucesso este transplante. Espero que sim!

 

Bonsais

 
Etiqueta(s):recordar-2011

Comentários

  • hugocardoso
    O único bonsai que tive morreu de forma atroz. O nível de humidade na zona onde resido não permite uma vida muito saudável para estes mini-arbustos. Enfim... :(
  • Arzebiuzado
    O meu tem tado lá fora ao frio e à chuva, e felizmente está cheio de energia. Claro que agora com o transplante o coloquei numa zona mais reservada.