RSS
 

Tenho um cão hiperativo

24 Mar 2011

O Newton sempre foi um cão hiperativo. Sempre muito facilmente excitável com tudo à sua volta. Quando estou em casa sozinho com ele, ele obedece-me sem problemas. Mas se chega alguém ele fica logo tão maluco, que já preciso de dizer as coisas duas ou três vezes. Se estiver na rua, praticamente ignora-me, está sempre atento a tudo o que se passa. Agora que tanto eu como a minha mana saímos de casa dos meus pais, a minha mãe viu-se sozinha com um cão cheio de energia, e isso está a causar alguns problemas.

Há uns dias dei com uma série muito interessante sobre comportamento dos cães: The Dog Whisperer, com Cesar Milan. Já consegui obter a primeira season para ver. Mas aquele primeiro episódio que vi era sobre uma cadela que, tal como o Newton, era hiperativa. E ela até vivia numa casa com um quintal enorme. Ainda assim estava sempre a fazer asneiras, e a família já não sabia o que fazer. O que acontecia é que a cadela tinha tanta energia que ficava stressada por não a gastar. E quando stressada aproveitava para fazer asneiras. A solução era a família realizar passeios de 1 hora com a cadela, quatro a cinco vezes por semana.

Com toda a energia extra dissipada, a cadela passaria a estar em casa muito mais relaxada e bem comportada. E esta cadela era tão elétrica, que eles até tinham de lhe colocar uma mochila para cães com peso extra. O Newton, apesar dos 8 anos que já tem, continua super em forma, com uma musculatura invejável, pelo que vou experimentar durante um período de tempo razoável fazer estes tais passeios com ele ali no percurso da boba. Só para ver se resulta.

Eu confesso que nunca me concentrei em educar o Newton. Acho que ele é hoje como é devido a um misto de falta de treino e de ser tão elétrico que eu sempre assumi que treiná-lo seria complicado. Agora ao ver aquele programa reparo em conceitos e comportamentos interessantes.

Por exemplo, quando eu chego a casa ele vem super contente e põe-se aos saltos para me saudar. Acontece que este comportamento pode não ser simplesmente uma forma de carinho, mas também de mostrar domínio. Ele pode e deve saudar-nos, mas só quando nós o autorizarmos. Estabelecer a cadeia de macho alpha é importante, e apesar de nós todos pensarmos que ele nos obedece, se calhar na cabeça dele é ele que manda, e daí por vezes ser tão problemático.

Diz-se que cão velho não aprende línguas. Mas vou ter de me concentrar em fazer um esforço para moldar o Newton, quer pelos passeios quer pelo treino, por forma a que ele se torne mais fácil de controlar. É que ele nem é um mau cão, é um animal super carinhoso, brincalhão, e toda a gente gosta dele. Mas agora que tá sozinho com os meus pais, sente falta dos outros donos, tem mais stress, e merece que eu me esforce ao máximo para que ele tenha o melhor resto de vida possível.