RSS
 

Bacalhau com natas sem natas

07 Abr 2011

Adoro bacalhau com natas! Mas como sou intolerante à lactose sempre sofri com este prato. Desta vez decidi experimentar fazer bacalhau com natas para um almoço com convidados e experimentar tirar tudo o que fosse leite e natas e substituir por leite de soja e natas de soja.

Este prato ainda dá algum trabalho, e se for possível aconselho a fazer no dia anterior. É necessário deixar bacalhau demolhado a postos. É preciso fritar batatas e também coser o bacalhau já desfiado ou aproveitar para desfiar depois de cosido.

O molho bechamel foi feito com 1 litro de leite de soja, três gemas de ovo e três colheres de farinha, além de sal para temperar. Foi tudo ao lume até engrossar um pouco e o resultado final foi um sucesso.

Fiz um refugado com muito azeite e muita cebola. Quando a cebola já estava translúcida coloquei o bacalhau desfiado, fui mexendo e deixei apurar. Passado um pouco juntei as batatas fritas, misturei tudo e deixei apurar mais um bocado. Depois foi só verter o molho bechamel de soja e envolver tudo. Logo aqui ficou o preparado com um aspeto muito bom.

Pouco depois coloquei tudo numa travessa e por cima levou natas de soja misturadascom as claras em castelo que sobraram. O resultado pós forno foi o seguinte:

Muito bom aspeto! Só teve um problema: ficou um pouco insonso. Na verdade a mim não me afetou, mas houve convidados que preferiram colocar um pouco de sal fino. Aqui foi inexperiência. Eu estava com medo que o bacalhau salguasse o preparado e então praticamente não pus sal. Mas para a próxima não falha.

Apesar de dar algum trabalho acho que é um excelente prato. Está aprovado!

 

Comentários

  • Arzebiuzada
    muito bom mesmo. Eu n gosto de bacalhau com natas. Mas este e muito bom!o sal para mim estava optimo!!! Quero mais :D~
  • Arzebiuzado
    Ena até a minha maninha gostou... muito bem! Só comes bem quando é o teu irmão a fazer a paparoca, admite!