RSS
 

Livrete no carro ou na carteira?

15 Abr 2011

No que toca a carros, uma discussão por que vezes presencio é se o livrete (ou documento único automóvel) deve estar na carteira ou no porta luvas do carro. Nunca há consenso, sendo que os defensores do livrete na carteira argumentam o seguinte:

  • Se alguém roubar o carro e for mandado parar pela polícia, não tem o livrete e é suspeito

Por outro lado, quem é de opinião contrária diz o seguinte:

  • Se já levaram o carro, estou-me lá a preocupar com o livrete...
  • É mais fácil perder a carteira que perder o carro

Acho que a questão fundamental é saber se o gatuno se pode ver em sarilhos se for mandado parar num carro roubado e não tiver o livrete. Não sei como funciona a polícia, mas se eles conseguem inserir a matrícula do carro e este já estiver registado como roubado, então ter ou não ter o livrete não influencia. Contudo, se o carro ainda não estiver registado como roubado eles não conseguem detetar isso.

Eu não acho que a falta do livrete seja motivo para o agente detetar logo que o carro foi roubado. Principalmente se o ladrão tiver um ar normal. Pode sempre alegar que o carro é de um amigo e que se esqueceu de trazer o livrete. Eu por exemplo muitas vezes ando com o carro da minha babe, e até costumo levar o livrete, mas pode acontecer esquecer-me. Não sei o que acontece nessas situações, mas penso que o que poderia acontecer era uma multinha e sermos obrigados a ir mostrar o documento mais tarde à esquadra, dentro de um determinado prazo. Ora, presumo que o gatuno não se importe muito com as multinhas e comparências. É claro que se ele tiver o livrete pode alegar com muito mais confiança que o carro foi emprestado pelo dono.

Penso que tudo dependerá se o polícia desconfiará ou não. No meio disto tudo penso que ambas as partes se esquecem sempre de uma terceira alternativa. E que tal ter o livrete no carro, mas escondido?

 

Opinião

 

Comentários

  • Tiago Sousa
    Eu sou daqueles que defende que nem num sítio nem noutro. No carro pelo que disseste e não só ter o livrete facilita falsas vendas e falsificação de documentos. Na carteira não porque podes perder. Então o que faço é ter uma carteira separada que tá sempre em casa e só sai comigo quando vou conduzir, volto a casa e coloco-a ssempre no mesmo sítio.
  • amora
    Também penso nisso, neste momento penso que está no carro... Com a idade avançada das viaturas deixamos de pensar nisso :) Eu prefiro ter os documentos comigo, mas nem sempre tenho.
  • Sapo Ninja
    Eu tenho sempre o livrete no carro. Se me furtarem o carro tenho seguro. Por isso no limite dão-me o valor comercial do carro se n o encontrarem. Se o encontrarem melhor, o carro está em meu nome ( a n ser que retirem o núero da matricula e apaguem o numero no chassy o que seria uma trabalheira termenda). No entanto sei que pelo menos os docs deviam andar cmg. tenho de lhes tirar uma fotocópia, assim se acontecer alguma coisa ao menos tenho alguma "Prova". O porreiro porreiro era poderes ter a fotocópia no carro, nem que tivesse que ser autenticada por um notário. Assim ao menos se te roubassem com a fotocópia n faziam nada, mas se fosses parado pela policia j+a podias mostrar os docs de forma legal.