RSS
 

Tigeladas Caseiras

27 Abr 2011

Um dia destes dei uma pequena ajudinha aos meus sogros enquanto eles elaboravam as suas Tigeladas Caseiras à moda de Abrantes. Pensava eu que a receita seria complexa ao nível dos pasteis de nada, mas estava bem enganado. A receita é bem simples, embora o processo de confeção seja complicado.

As tigeladas têm de ser feitas numas tigelas próprias em barro, e estas tigelas não podem ser lavadas. A primeira fase consiste em limpar estas tigelas com um esfregão para remover a sujidade. Em paralelo há que mexer muito bem todos os ingredientes. A receita das tigeladas é:

  • 1 litro de leite
  • 12 ovos
  • 500g açúcar
  • 250g farinha
  • 1 pau de canela e/ou limão

Deita-se isto tudo para o mesmo recipiente e há que mexer tudo muito bem. Antes de pôr ao forno, é preciso que as tigelas já estejam no forno há cerca de 15-30 minutos. Para colocar o preparado nas tigelas pode-se usar um pau grande com uma caneca:

Assim que se começa a verter o preparado para as tigelas a escaldar, ainda dentro do forno, o preparado começa logo a cozinhar. Pouco depois elas começam a crescer e deve-se esperar até que voltem a baixar, coisa que no nosso caso levou cerca de uma hora.

Tenho a dizer que para mim as tigeladas estão no top, ao lado dos pasteis de nata. Ignorei inclusive a minha intolerância à lactose e abusei um pouco deste doce, que estava mesmo espetacular!

 
 
Etiqueta(s):doces