RSS
 

Aquário para Alevins de Escalar

02 Mai 2011

Após a primeira postura que o nosso casal de escalares realizou, eles têm realizado periodicamente mais posturas. Normalmente acontece sempre algo aos ovos antes do terceiro dia, pelo que nunca tivemos grande desenvolvimento. Seja como for nestas alturas eles têm sempre um comportamento muito engraçado de ver. Acontece que na última postura houve um desenrolar interessante.

Estava eu a trabalhar quando reparo que  o casal estava longe dos ovos e... estavam os neons todos a comer os ovos! Os ovos iam no segundo dia e eu ao ver aquilo apressei-me a ir espantar os neons e remover o cone. Por sorte, há cerca de uma semana tínhamos feito uma mega limpeza no nosso aquário pequeno e estava preparado para ser um aquário de suporte. Só tinha o filtro de esponja, o termóstato e um vasinho com uma planta, que aproveitámos para encher com matérias filtrantes.

Quando peguei no cone, não sabia se podia tirar os ovos da água ou não. E como estava sozinho não sabia bem o que fazer. Fica então provado cientificamente que os ovos sobrevivem sem água pelo menos de um lado ao outro da nossa casa. Coloquei o cone no aquário e deixei estar.

No dia seguinte fui ver e havia muito movimento ao pé dos ovos. Nem sabia bem o que era, mas estava com medo que fosse da agitação do filtro. Mas após experimentar desligar o filtro é que reparei que havia muito movimento, mas era porque os peixinhos já estavam com a "cauda" de fora, com ela a dar a dar.

Perante esta situação, decidimos experimentar tentar levar isto até ao fim e fui consultar um documento online muito jeitoso:  Escalares: dicas e truques simples para mantê-los e reproduzi-los. O autor aconselha um aquário muito parecido ao que eu já tinha, pelo que foi só adicionar uma pedra difusora para, penso eu, oxigenar a água. Tivemos de comprar uma bomba de água e aqui apercebi-me que o meu conceito de silenciosa difere muito dos produtores. Adiante.

Ter um aquário nu só com filtro esponja, pedra difusora e termóstato era o requisito mínimo. Acontece que estes peixinhos bebés têm uma alimentação muito especial. Apesar de ainda ficarem uns dias presos ao ovo e alimentando-se do ovo, quando começam a nadar precisam de comer artémia recém eclodida, que é uma espécie de marisco de água salgada. Confesso que esta conversa de ter de dar uma coisa recém eclodida em água salgada nos fez alguma confusão... mas com o tempo conseguimos entrar no esquema. Mas essa história fica para o próximo capítulo!

 
 
Etiqueta(s):reproducao-de-escalares