RSS
 

CPM - Curso de Noivos

17 Mai 2011

No passado fim de semana fomos fazer um CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio), vulgo curso de noivos. Este curso supostamente é obrigatório para quem se quer casar pela Igreja. Digo supostamente porque pelo que ouvi pode haver padres que não o pedem. O curso foi duas horas na sexta feira e depois mais seis horas na tarde de sábado. Há outros formatos, mas preferimos assim para despachar logo tudo num só fim de semana.

A minha noiva gostou mais do que eu. Para mim houve 50% de seca, e o restante até foi porreiro. Éramos uns nove casais a ter o curso, e havia 3 casais monitores que foram apresentando as matérias à vez. Não senti grande utilidade no curso, mas compreendo que possa ser útil a casais que ainda não vivam juntos, porque levanta algumas questões:

  • Como tenciona o casal tratar dos dinheiros?
  • Qual a posição do casal em relação a filhos
  • Sexualidade
  • Dicas diversas
  • E claro, a relação que é suposto o casal ter com Deus

Nenhum dos casais que foram tirar o curso era praticante. Havia vários que também já viviam juntos e havia até um casal já com uma filha de sete meses. Por vezes surgiam debates interessantes sobre as temáticas do casamento e da família, mas e para mim foi aí que o curso foi porreiro. Também gostei dos monitores, eram acessíveis e descontraídos.

Mais uma coisa riscada na lista de afazeres para o casamento... está quase! Ela já anda um bocado nervosa. Eu não, eu tenho tudo controlado.

 

Casamento